É possivel usar Modbus TCP/IP para comunicação à distância?
Tenho um esp8266 que envia leituras de um DHT11 para o scadabr (ambos na mesma rede). O próximo passo no desenvolvimento do meu projeto é possibilitar que o esp envie essas informações sem que ambos estejam na mesma rede, o esp em um lugar e um computador com scadabr em outro.
Modbus TCP/IP é o melhor protocolo para realizar esta comunicação? Se não, qual outro poderia ser utilizado?
O protocolo Modbus TCP/IP pode sim ser utilizado para longas distâncias. Basicamente a tecnologia TCP/IP é a mesma que você utiliza, por exemplo, para transmitir informações via internet e acessar sites no seu navegador. Então o protocolo suporta tranquilamente esta transmissão.
A questão principal que você deve observar, na verdade, é a sua infraestrutura de rede. Como você falou do ESP8266 eu suponho que você queira transmitir dados via Wi-Fi. Neste caso, a qualidade do sinal Wi-Fi pode atrapalhar a transmissão dos pacotes TCP e a comunicação entre dispositivo e ScadaBR (mas note que isso não é problema do protocolo em si). Se possível mantenha o ESP próximo ao seu roteador ou (melhor ainda) use uma conexão por cabo Ethernet.