Requisitos mínimos

Quais são os requisitos mínimos de hardware para rodar o ScadaBR (sistema operacional Linux sem interface gráfica, Java, Tomcat, mysql e ScadaBR)?

Estou pensando na possibilidade de projetar uma Unidade de Telemetria usando um single board computer baseado em alguma distribuição Linux. Seria excelente poder embarcar o ScadaBR no meu hardware, o que facilitaria demais o projeto, além de conferir grande flexibilidade.

Oi Rodrigo,

Olha, isso varia conforme o # de tags que você utiliza, mas em princípio:

  • 1GHz de Processamento;
  • 512MB de RAM;
  • Tomcat6, JAVA6;
  • MySQL 5 (ainda em ajustes para a versão 5.5, recomendamos a utilização do 5.1 por enquanto)
  • 100MB de disco (SD, CF, HD, HDD, SDD…)

Como o ScadaBR é um servlet, você não precisa de interface no HW embarcado, Assim, algumas distros reduzidas podem servir de base para o ScadaBR.

Manda um email pra gente conversar, temos interesse em projetos deste tipo (nem sempre tempo pra fazer tudo =/), mas aqui na MCA já rodamos ele num fanless PC com ARM. contato@mcasistemas.com.br

Abraços

O escada não funciona fora do Tomcat ? não tem como portar isso para execução como um serviço próprio em uma plataforma embarcada ? inclusive fazendo uso do DerbyDB (Banco de dados implementado em java) no lugar do Mysql ?

Oi Mesias, Não. Como o ScadaBR é um aplicação java web, ele roda a partir de um servidor de aplicação. Isso possui vantagens e desvantagens, e realmente torna o esforço de embarcar a solução um pouco mais complexa. Porém não inviável =]

Sabe me dizer qual a relação entre o Mango e o ScadaBR ? tem algum lugar que fale sobre isso na internet ?


Acredito que o mais complicado e o que pesa em memória é o Spring e o Hibernate, são frameworks agéis mas consomem bastante memória. Tomcat é útil pelas facilidades da API dele, que pelo que verifiquei tem muita coisa que dá para fazer por aplicação remota pela API.

Oi Mesias,

O ScadaBR é um branch do Mango M2M.

Att.