Representação Gráfica

 

Olá, alguém sabe como fazer a navegação de telas em uma representação gráfica? É necessário algum comando específico?

Estou começando no ScadaBr e gostaria de saber também se existe algum tipo de datasource que me permita escrever os dados nos datapoints, ou obter estes dados de outro programa, comunicando-os entre si. O OPC DA me permitiria isso?

 

Se aguém souber de algo, me ajude, por favor.

 

 

Quanto a navegação de telas, Você pode utilizar a opção de html ou a link. Eu estava tentando associar uma imagem a um link e acabei de postar uma solução encontrada.

http://www.scadabr.org.br/?q=node/768

A tua segunda pergunta nao ficou muito clara, o q vc pretende fazer exatamente?

 

     Muito obrigada Joealoe. Eu vou tentar esta opção que você me indicou. A respeito da 2ª pergunta, o que eu gostaria de fazer é tentar a comunicação entre o Scilab e o ScadaBr. Nas simulações que fiz, utilizei o VirtualDataSource, mas para estabelecer esta comunicação, acho que deveria utilizar o OPC DA como tipo de DataSource. Acho pouca coisa a respeito da comunicação entre estes dois softwares e não faço a menor ideia de como estabelecê-la. Você sabe de algo a respeito? Se puder me ajudar, fico imensamente agradecida.