Rede modbus serial não encontra endereços

Boa tarde,
Estou trabalhando com uma rede modus Serial que conta com 16 equipamentos, sendo eles:
1- Arduino Mega,
2- Arduino Mega,
3- Arduino Mega,
4- Arduino Mega,
5- Inversor WEG CFW 500,
6- Inversor WEG CFW 500,
7- Inversor WEG CFW 500,
8- Inversor WEG CFW 500,
9- Inversor WEG CFW 500,
10- Inversor WEG CFW 500,
11- Inversor WEG CFW 500,
12- Multi-Medidor MultK KRON,
13- Multi-Medidor MultK KRON,
14-Soft-Start WEG SSW07,
15-Programador Eletrônico Inteligente STP 200 C-4,
16-Programador Eletrônico Inteligente STP 200 C-4,

Porem quando executo a busca pelos nós, encontro todos menos o endereço 12 e o 17, sendo que em raros momentos os mesmos aparecem em minha busca. Gostaria de saber se alguém já pode me ajudar com este problema.

Agradeço desde já.

Pra mim é falha na conexão. Faça uma checagem.

Realizei diversos testes, inverti a posição dos controladores para verificar o cabeamento, e quando faço isto ele continua encontrando os mesmos aparelhos.

Boas,

Comunicações Serial são sempre uma dor de cabeça.

Em primeiro lugar é necessário ter a certeza de que todos os equipamentos possuem o mesmo tipo de comunicação a nível de: Baudrate(Velocidade da porta em bits), Paridade, 8 ou 7 bits de dados e o bit de parada.

Depois de termos estes dados de cada equipamento ligado a bus e se os parâmetros forem todos iguais em todos os equipamentos podemos ligados todos no mesmo bus de comunicação, mas se forem diferentes é necessário retirar os equipamentos que possuem parâmetros diferentes e liga-los em outro bus de comunicação.

Como neste caso apenas tem dois que não são detestados aconselho a ligar directamente estes equipamentos ao PC e tentar comunicar directamente com eles de modo a poder ter a certeza das configurações dos equipamentos.

Qualquer duvida estou ao dispor.

Já passei por esta situação. Nos problemas que enfrentei foi resolvido ajustando o timeout do SCADA na janela do datasource, por padrão vem em 500 ms, já precisei ajustar para 1s ou 2s, mas também veja se sua rede está com o resistor de terminação é um outro fator que causa problemas de comunicação.

Boa tarde kleber, obrigado pela dica, estou com a rede funcionando, para ter um bom aproveitamento dela precisei dividir meus componentes, acabei ultilizando rede modbus ip para meus arduinos, e desabilitando algumas funções das inversoras, só assim consegui que a rede ficasse estável.

Recentemente tive um problema semelhante, instalei 29 sensores numa rede RS485 e não encontrei nenhum quando fiz o scan no ScadaBR. Após checar a instalação, percebi que o cabo de terra do condutor que era para estar aterrado somente uma das pontas, o mesma estava sendo usado para aterrar cada sensor no laço. Após retirado o terra da malha da estrutura física dos sensores, o scan do oScadaBR encontrou todos sem maiores problemas.