Recuperador HTTP

Olá senhores, eu estou trabalhando com uma integração do conpot com o scadabr e até consegui estabelecer comunicação com o servidor http do conpot, via recuperador http, crio um datapoint meio sem saber como utilizar o Regex de maneira apropriada, mas conseguir salvar o datapoint, porém quando aparece o icone do X determinado por mim, não aparece nenhum caractere, achei que pelo fato de ter estabelecido uma conexão http iria aparecer os caracteres da pagina do servidor conpot, mas não aparece nada, o servidor atualiza a requisição get do scadabr mas no watchlist não aparece os caracteres da pagina, mais informações detalhadas neste link:

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr?id=6223006%3ATopic%3A111690&page=80#comments

agradeço a atenção

Opa Dino,

Se eu entendi, você quer recuperar os dados do Conpot com um recuperador HTTP. 

Vamos ao maravilhoso mundo do REGEX - Acho que é aqui que está a dúvida de vocês

O campo de regex do Recuperador procura por uma string que se encaixe no padrão fornecido e grava o que estiver entre parênteses nesse padrão.

Exemplo: Vou pegar a temperatura em Floripa...

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/377/florianopolis-sc

Abriu a página e vai no código fonte html.... afinal, é isso que o ScadaBR vai enxergar:

... achei lá no meio a string que eu quero:

<div class="infos-tempomomento left">
<span class="left left10 top10 bottom10 temp-momento">21ºC</span>

Aqui a gente tem a informação e um montão de coisas que delimitam ela... Vou usar isso para criar o meu padrão, afinal, o que vai mudar é o dado!

regex: temp-momento">([0-9]*).*</span>

Resultado: Vai buscar pra mim tudo que estiver entre temp-momento"> e .*</span> e for numérico ([0-9]*)

Esse .* significa qualquer coisa . por qualquer quantidade * de casas  e serve para eliminar o °C do padrão.

Fica a dica

Então Diego,

Eu consegui puxar o texto da página do servidor conpot, e vê-lo no watchlist, mas vou ter que treinar mais o Regex pra pegar o jeito, to feliz de saber que vamos ter curso onllines, na minha concepção, o legal poderia ser fazer diversos cursos onlines sobre diferentes temas voltados para o scadabr, assim o profissionall integrador pode escolher o que quer e faze-lo.Quanto a documentação também pode ser feita a mesma coisa, vcs desenvolverem diversas documentações e pô-las a venda.Bem só uma ideia, afinal vcs são os principais matenedores do sistema scadabr

grande abraço

Olá Diego, comecei a fazer um projeto com o scadabr, o primeiro, esta andando bem. Consegui a comunicação com os módulos modbus ip, no painel elétrico, entradas digitais e entradas analógicas, que interagem com o scadabr, tudo funcionando.
Preciso de uma ajuda, por gentileza.
Estou querendo buscar uma informação de um site, como no seu exemplo do “clima tempo”, mas não consigo nada, poderi por favor me explicar como fazer,
No “recuperador de http”, no datapoint, em cada campo como devo proceder?
Faz uns 4 dias que estou procurando sobre o assunto mas até agora não consegui nada.
Sou leigo nessa parte, por isso peço desculpas.
Desde já agradeço.
Marcos.

Bom dia, Marcos!

Infelizmente eu não tenho condições de ajudá-lo detalhadamente com o passo a passo de como configurar um Recuperador HTTP, mas irei dar-lhe um direcionamento de como esse data source funciona e o que você precisa procurar aprender para poder utilizá-lo bem.

O data source Recuperador HTTP serve para extrair informações de determinada página ou API da Web. A primeira coisa que precisamos entender é que as páginas dos sites que acessamos costumam ser compostas, principalmente, por arquivos de texto (principalmente arquivos HTML). Quando acessamos um site, nosso navegador requisita esses arquivos a um servidor e depois “interpreta” as informações desse código, convertendo-o em elementos visíveis, como os botões, formulários e etc. Uma analogia bem simplificada: é como se nosso navegador recebesse a palavra “carro” e soubesse que deve desenhar um carro na tela do computador.

O que o Recuperador HTTP faz é justamente requisitar esses arquivos de texto de um determinado site e, ao invés de usá-los para gerar algum elemento visual, ele inspeciona todo o arquivo em busca de determinada informação-chave. No caso de um site de previsão do tempo, por exemplo, ele pode procurar em todo o texto recebido pelos valores numéricos da temperatura em uma cidade.

E como é feita a procura por essas informações? Através de expressões regulares (regex). As expressões regulares são um tipo de notação especificamente criada para a busca por padrões de texto. Por exemplo: datas no formato 18/12/2021 tem um padrão de texto muito bem definido, sendo compostas de 2 números, um caractere de barra (/), mais dois números, outra barra (/) e, finalmente, mais 4 números. São padrões assim que uma expressão regular consegue capturar, e entender de regex é fundamental para conseguir utilizar adequadamente o data source Recuperador HTTP.

Eu irei deixar aqui uma playlist sobre expressões regulares que eu utilizei quando eu aprendi sobre regex:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL61kTUcYddBMZySkgjHtiwasOAknTDbgs

Muito obrigado Celso, vou pesquisar no link qie me mandaste. Obrigado