Protocolo KNX

Eu vi que já tem um tópico falando sobre isto, mas está em outra área (English), e como quero fomentar a discussão no Brasil, resolvi criar este novo.

Desde que estou no ramo me interesso por Automação Residencial e Predial e ano passado descobri o protocolo KNX, que já domina a Europa tem alguns anos, eles estão vindo com força para o Brasil, ano passado na Expo PredialTech era o que dominava a feira, realmente parece interessante, a Aureside tem realizado vários cursos de integradores em KNX e outras empresas provavelmente também, muitas empresas fortes no Brasil já aderiram ao protocolo, aqui uma lista deles http://www.knx.org/br/membros-knx/lista/

Vi recentemente no "Crowdsourcing do ScadaBR" http://www.scadabr.com.br/?q=node/856 que uma das opções na enquete era a de inserir novos protocolos, entre eles o KNX estava na lista (inclusive este foi meu voto). Não sei o resultado da enquete, se tiverem como compartilhar com os usuários seria interessante.

A questão é: é possível integrar o KNX ao ScadaBR, do ponto de vista das patentes e registros? Existe algum empedimento? Sei que para executar isto tem um tutorial no site CERTI, mas não entendo deste nível de desenvolvimento, já existe alguma etapa pronta, ou precisaríamos começar do zero? Quais as intenções e expectativas da comunidade e do time ScadaBR em relação a este protocolo? Será que com a alta da Automação Residencial dos últimos anos, esse não seria um bom caminho para alavancar de vez o ScadaBR no mercado, mesmo ele já estando em uma boa posição...

Não sei, só queria levantar essa discução e saber o que a comunidade pensa, quais as experiências com este protocolo, eu nunca utilizei, mas já assisti palestras e achei interessante demais, principalmente para integração de alguns equipamentos domesticos como ar condicionado e audio e vídeo que antes eram integrados de forma meio arcaica.

A integração entre vários equipamentos por um único protocolo também parece promissor em meio a torre de babel de protocolos que vivemos.

Dê a sua opinião...

Abraço!

Engº Fabio Durão

Alguém?

Oi Fábio,

Não estudei a fundo o assunto, mas me parece teriamos que desenvolver o driver em cima do EST SDK, que não sei se é pago ou gratuíto...

Os passos para integrar um protocolo/padrão desse nível

  1. Estudo jurídico - existem patentes que me protegem de implementar e distribuir um driver livre para este protocolo? Se tiver impedimentos nessa parte, pare por aqui!
  2. Estudo da SDK - Como integrar no modelo de datasources do ScadaBR, se precisar, estude outras implementações;
  3. Desenvolvimento - Braço e alegria

Esse é o fluxo que utilizamos aqui =]

Abs

Certo, não li a licensa do protocolo, mas me parece que o protocolo é aberto, digo isto porque existem alguns softwares open source que utilizam o KNX normalmente, a menos que estejam fazendo isso de forma ilegal,  aqui uma lista dos softwares http://ask.aboutknx.com/questions/1217/list-of-knx-open-source-or-free-software também vi um software mobile open source bem interessante, que é o "Open Remote" (já suporta alguns protocolos como o KNX, Z-ware, X10) http://www.openremote.org/display/HOME/OpenRemote parece ser bom e fácil de utilizar, imagino que seria uma boa forma de integrarmos o ScadaBR para um versão para smartphones, o Open Remote já está na Store do Android e IOS, e o aplicativo para criação da aplicação final, roda em Windows, Linux e Mac, até os ícones deste aplicativo são iguais aos do ScadaBR, olha aqui https://www.youtube.com/watch?v=h_S4BbVnxyM não sei a dificuldade e nem o interesse da MCA nesta área, mas sei que para muitos usuários isto seria uma boa.

Diego, já trabalhou com o KNX em outros ambientes?

Abraço!