Protocolo Allen Bradley CIP para EtherNet/IP

Prezados(as),

Há algum tempo desenvolvo aplicações SCADA em Visual Basic .Net e Elipse e ultimamente tenho buscado alternativas para o desenvolvimento multi-plataforma de sistemas de supervisão. Neste sentido, vejo o SCADA-BR como uma ótima opção. Parabéns para a equipe e a comunidade que desenvolvem e mantém o SCADA-BR.

Em meus projetos, em sua grande maioria, eu utilizo o Micrologix 1100 que possui protocolo Modbus via RS232 (suportado pelo SCADA-BR) e CIP via Ethernet. Eu tenho tido problemas com a construção de cabos RS232 para o CLP e com a aquisição de placas mães e/ou placas PCI express com saídas seriais. Neste sentido, busco utilizar a outra porta de comunicação, ou seja, a Ethernet.

Além disso, gostaria de migrar minhas aplicações para linux e futuramente aproveitar da arquitetura SOAP para propor soluções na nuvem. Desta forma, o uso de um servidor OPC DA também seria uma opção que estou descartando.

Eu tenho certa experiência com Java e realizando uma consulta rápida no source forge e no github eu descobri que existe um projeto open source de um desenvolvimento de bibliotecas para a comunicação de CLP Allen Bradley via CIP on Ethernet (https://github.com/EPICSTools/etherip).

Eu gostaria de saber se alguém na comunidade já desenvolve algum projeto semelhante e que se interesse em publicá-lo para que eu possa contribuir antes de iniciar um projeto novo e possivelmente reinventar a roda.

Att,

Lucas.

 

Oi Lucas,

Bacana seu trabalho.

Aqui na MCA a gente desenvolve protocolos para clientes e depois inclui no ScadaBR... O processo está bem descrito na wiki da fundação CERTI:

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/desenvolvimento/protocolos/adicionar-protocolo-no-mango-howto

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/scada

Aqui no fórum também tem como montar o projeto no Eclipse com a biblioteca seroUtils.jar, compilar e rodar no Tomcat6.

Até então não temos nenhuma iniciativa com o CIP (que eu saiba =] ), mas seja bem vindo a estudar o ScadaBR e utilizá-lo. Seria muito bom ter sua contribuição.

Abraços, e se tiver dúvida, grita aqui! 

Olá Diego,

Muito obrigado pelo incentivo e pelas informações. Eu vejo realmente muito potencial na utilização do SCADA-BR. Estou entusiasmado para trabalhar com ele!! =D

Anteriormente, eu havia entrado no site do CERTI e comecei a estudar sobre a implementação de protocolos e de desenvolvimento do sistema em si. O meu objetivo com o post anterior era me certificar que eu irei iniciar realmente um projeto novo.

Com relação a repositórios, eu vi que o SCADA-BR utiliza un SVN para gerir as versões e alocar os arquivos. O SVN possui suas vantagens (que são inúmeras), mas, atualmente tenho preferido o Github. Sem querer ser chato, gostaria de saber se há algum projeto no GitHub para o SCADA-BR. Além disso, vocês trabalham com o MAVEN para o tratamento de depências?

Espero publicar alguma novidade em breve para a comunidade.

Agradeço desde já a atenção.

Att,

Lucas

 

Oi Lucas,

Ainda não temos o projeto no Github, mas fique a vontade para abrir um branch lá - depois damos um jeito de organizar o merge =]

O ScadaBR vem com um build.xml que funciona no ANT com alguns ajustes, mas pessoalmente, não testei com o MAVEN... Na CERTI o pessoal utiliza o MAVEN, então acho possível recuperar essa informação pra você.

No mais, estamos ai.

Abs

There is always something that we need to understand. - Reba Rambo-McGuire

 
 
 

Boa tarde Lucas, tudo bem ?

Voce conseguiu obter sucesso em implementar este protocolo no SBR ?

Tenho interesse nesse protocolo em especifico.

Obrigado desde ja,

Atenciosamente,

Marcel Martine
ELETROMARTINE

O scadaLTS está no Github…

Você pode começar a pensar na ideia do LTS já que vai criar um protocolo novo. Com o protocolo pronto vc faz commit pro lts e já sabendo onde ficam os arquivos e o que alterar vc poderá jogar isso via svn no ScadaBR