Precisava de um ajudinha… sou novo na utilização do ScadaBR.
Consegui realizar uma comunicação mas estava precisando criar uma tela gráfica.
Bom, ao adicionar um componente (ex; GIF Binario, analogico etc), no segundo item onde faço a escolha do data point ele nao me da as opçoes mas apenas um quadrado pequeno cinza.
se alguem puder me ajudar eu agradeço!!
Boa tarde, você já criou os seus data points (tags)? Antes de criar uma tela gráfica você precisa configurar a comunicação com seus dispositivos (ou criar variáveis virtuais para teste) para só então, já tendo essas variáveis, poder associá-las a um componente gráfico.
Aproveitando, você poderia me dar uma ultima ajuda? Na comunicação OPC, ao configurar os dados no Scada, não consigo mapear minhas variáveis como de forma parecida e outros supervisorios(Elipse, aveva, bluePlant). ha muita diferença nessa aquisição de dados? busquei em alguns videos correlacionados no youtube mas não encontrei.
No ScadaBR só funciona o OPC-DA e é necessário configurar as permissões DCOM em alguns casos. Há alguns anos eu fiz esse tutorial pra um servidor OPC-DA da Smar:
Não lembro se é possível renomear os data points OPC ou se eles aparecem no ScadaBR com a mesma nomenclatura do servidor.