Em meu projeto de TCC pretendo desenvolver um medidor de energia com funções de IHM e CLP juntas deforma que um software supervisório, no caso o scadaBR.
Este hardware terá um protocolo de rede, em cima de rs485 e leitor de código de barras, assim como saídas e entradas para interagir com á máquina cujo consumo de energia será medido para cada operação sobre um produto ou lote (por isso o leitor de barcode).
Estou tentando obter os fontes do scadaBR para ver como está implementado o protocolo modbus e implementar as funções neste padrão.
Também pretendo exportar as medições realizadas para o software adicional que fará cálculos de custos por produto, com energia elétrica.
Tudo dando certo, pretendo enviar como case para ser publicado neste site.
Boa tarde
Grande notícia. Ficamos felizes de saber que o ScadaBR está sendo utilizado em tantos ramos da indústria. O Case é muito interessante. Caso precise de ajuda em qualquer tópico, acompanharemos o desenvolvimento e estamos a disposição quanto a dúvidas.
O Modbus4J pode ser encontrado aqui:
E temos um HowTo de criação de protocolos no Wiki:
Desenvolvimento > Protocolos > Adicionar protocolo no Mango (howto)
Abraço e boa sorte!
Pois bem, meu projeto foi feito com um microcontrolador PIC e foi implementada função de I/O com entradas e saidas e uma regra no próprio firmware para o projeto, onde o usuário deveria identificar o produto ou Lote que estaria iniciando a produção, cujo consumo de energia seria monitorado. Infelizmente tive problemas em implementar a medição em si pois ficou coisa demais pra fazer, no final das contas…
Neste projeto implementei o protocolo ModBus ASCII via serial RS232, pois os testes iniciais fiz capturando os pacotes enviados pelo scadaBR e mostrando no display do equipamento e depois usei o hyperterminal para enviar na mão e validar a implementação básica.
Por fim implementei o suporte os tipos de dados do modbus e pude usar o scada BR para ler as entradas digitais(4), saídas digitais(4) além de vários registros de memória associados a automação, como o ultimo valor de ID de produto/Lote informado, o status atual, o valor medido de energia atual (que foi simulado) e o acumulado.
Com este protocolo implementado pude me beneficiar do scadaBR para os testes e para a tela que é exibida no curte vídeo que postei no youtube (e que já foi divulgado aqui).
A tela eu fiz primeiro num programa de criação de apresentações para ficar com um efeito gráfico mais atraente e coloquei como fundo para a tela.
Convido a todos para darem um olhada e comentarem:
(Este é outro link com um erro de digitação corrigi)
Muito bom!
Ficou muito bom o projeto, e fica o incentivo para continuar a parte das entradas analógicas =]
Abs
Muito legal @max.back!!
Você poderia colaborar com algum tutorial? E fazer um post especifico do seu tcc ?
Abrç
Puxa meu caro, estou um pouco enrolado.
Você tem interesse em alguma coisa específica, como o código para implementar o modbus no pic e tal?
Os meus fontes resolvi compartilhar neste link:
https://drive.google.com/drive/folders/0B4cm6oxRMQbVZ0tveUF3M0VKMTA?usp=sharing
(entre na subpasta Projeto\Programacao\C\PIC\MedidorEnergia)
Veja os arquivos protocolo.c e main.c (ver a função trataMensagemProtocolo e como ela retorna dados de entadas e variareis internas de acordo com o que foi solicitado),
Bem, talvez te ajude…