Projeto Medidor de Energia

Em meu projeto de TCC pretendo desenvolver um medidor de energia com funções de IHM e CLP juntas deforma que um software supervisório, no caso o scadaBR.
Este hardware terá um protocolo de rede, em cima de rs485 e leitor de código de barras, assim como saídas e entradas para interagir com á máquina cujo consumo de energia será medido para cada operação sobre um produto ou lote (por isso o leitor de barcode).
Estou tentando obter os fontes do scadaBR para ver como está implementado o protocolo modbus e implementar as funções neste padrão.
Também pretendo exportar as medições realizadas para o software adicional que fará cálculos de custos por produto, com energia elétrica.
Tudo dando certo, pretendo enviar como case para ser publicado neste site.

1 curtida

Boa tarde

Grande notícia. Ficamos felizes de saber que o ScadaBR está sendo utilizado em tantos ramos da indústria. O Case é muito interessante. Caso precise de ajuda em qualquer tópico, acompanharemos o desenvolvimento e estamos a disposição quanto a dúvidas.

O Modbus4J pode ser encontrado aqui:

E temos um HowTo de criação de protocolos no Wiki:
Desenvolvimento‎ > ‎Protocolos‎ > ‎Adicionar protocolo no Mango (howto)

Abraço e boa sorte!

1 curtida

Pois bem, meu projeto foi feito com um microcontrolador PIC e foi implementada função de I/O com entradas e saidas e uma regra no próprio firmware para o projeto, onde o usuário deveria identificar o produto ou Lote que estaria iniciando a produção, cujo consumo de energia seria monitorado. Infelizmente tive problemas em implementar a medição em si pois ficou coisa demais pra fazer, no final das contas…
Neste projeto implementei o protocolo ModBus ASCII via serial RS232, pois os testes iniciais fiz capturando os pacotes enviados pelo scadaBR e mostrando no display do equipamento e depois usei o hyperterminal para enviar na mão e validar a implementação básica.
Por fim implementei o suporte os tipos de dados do modbus e pude usar o scada BR para ler as entradas digitais(4), saídas digitais(4) além de vários registros de memória associados a automação, como o ultimo valor de ID de produto/Lote informado, o status atual, o valor medido de energia atual (que foi simulado) e o acumulado.
Com este protocolo implementado pude me beneficiar do scadaBR para os testes e para a tela que é exibida no curte vídeo que postei no youtube (e que já foi divulgado aqui).
A tela eu fiz primeiro num programa de criação de apresentações para ficar com um efeito gráfico mais atraente e coloquei como fundo para a tela.

Convido a todos para darem um olhada e comentarem:

(Este é outro link com um erro de digitação corrigi)

1 curtida

Muito bom!

Ficou muito bom o projeto, e fica o incentivo para continuar a parte das entradas analógicas =]

Abs

Muito legal @max.back!!

Você poderia colaborar com algum tutorial? E fazer um post especifico do seu tcc ?

Abrç

Puxa meu caro, estou um pouco enrolado.
Você tem interesse em alguma coisa específica, como o código para implementar o modbus no pic e tal?
Os meus fontes resolvi compartilhar neste link:

https://drive.google.com/drive/folders/0B4cm6oxRMQbVZ0tveUF3M0VKMTA?usp=sharing

(entre na subpasta Projeto\Programacao\C\PIC\MedidorEnergia)

Veja os arquivos protocolo.c e main.c (ver a função trataMensagemProtocolo e como ela retorna dados de entadas e variareis internas de acordo com o que foi solicitado),

Bem, talvez te ajude…

1 curtida