Não sei se é da minha instalação, mas estou com alguns problemas que não tinha no 1.0
1 - Quando eu dou set Home o ScadaBR cria um ‘/a/’ antes da página por exemplo: http://127.0.0.1:8080/Plena/a/views.shtm
e agora não consigo voltar as configuração padrão. Não sei onde altero isso.
2 - O export do Projeto não funciona no ScadaBR 1.2 que é uma pena. Preciso copiar o JSON e repassar para a nova instalação.
3 - Sobre a notificação em habilitar o áudio, O ScadaBR poderia respeitar quando o usuário recusar da primeira vez que logar e não aparecer mais a mensagem, mesmo que o usuário der o logout?
Acerca da exportação do projeto, sabemos da falha e embora a correção possa ser feita, existe questões de segurança que não sabemos como resolver.
Um usuário que não tem senha de administração pode de alguma forma usar a URL de exportação do projeto e gerar o zip.
De posse do zip, este pode pegar a senha do banco e senha do administrador e poder usar isso para invadir o ScadaBR,ou subir uma cópia e vazar dados por exemplo, ou acessar o banco já que tem as credenciais e poder fazer algo no banco do scadaBR.
Wagner, a solução para exportar o projeto no ScadaBR 1.2 seria simples? Tem algum material disponível?
Preciso ter acesso ao JSON de um projeto antigo para editar alguns pontos em massa, e fazer isso pela interface seria inviável.
Obs: Com a opção “Gerar JSON” no menu de exportação o JSON não é gerado, acredito que devido a quantidade de dados. Em uma aplicação menor funcionou normalmente.
Minha solução foi similar também exportar os dados do banco mysql para o outro sistema. Funciona perfeitamente.
Fiquei interessado na sua solução Wagner, usando uma interface no JSP facilitaria bastante. Pensando em desenvolver algo a respeito mas por enquanto estou usando dessa forma já me atende bem.
Viva, Porque não criam o zip de exportação do projeto encriptado com a senha do administrador (do ScadaBR ou do banco de dados) ?
Na importação do zip ao detetar que está encriptado, pede a senha para continuar.
Eu também enfrentei dificuldades ao exportar o JSON. Minha aplicação possui aproximadamente 10 mil datapoints, e ao tentar realizar a exportação completa do projeto, ocorria um erro. A solução que encontrei para o ScadaBR 1.2 foi a seguinte:
No Apache Tomcat Properties, parei o serviço do ScadaBR 1.2.
Acessei a aba Java. Na parte inferior dessa aba, existem dois parâmetros relacionados à memória: Initial Memory Pool e Maximum Memory Pool.
Alterei os valores padrão desses parâmetros para 512 MB (Initial Memory Pool) e 2048 MB (Maximum Memory Pool), respectivamente.
Após fazer essas alterações, reiniciei o ScadaBR e consegui exportar o JSON sem problemas.
Essa configuração garantiu memória suficiente para que o processo de exportação ocorresse sem interrupções.
Explicação:
No Java, a configuração de memória é fundamental para o desempenho de aplicações que dependem da JVM (Java Virtual Machine), como o ScadaBR. Os parâmetros Initial Memory Pool e Maximum Memory Pool têm papéis distintos:
Initial Memory Pool:
Esse valor define a quantidade inicial de memória alocada para a JVM quando a aplicação é iniciada. É como determinar um “tamanho mínimo de reserva” de memória que a aplicação terá disponível desde o começo. Isso ajuda a evitar a necessidade de alocações frequentes logo no início, melhorando a performance inicial.
Maximum Memory Pool:
Esse valor especifica o limite máximo de memória que a JVM pode usar. Quando a aplicação demanda mais memória do que o inicial, ela pode expandir sua alocação até atingir esse limite. Caso a aplicação tente consumir mais memória do que o máximo configurado, ocorrem falhas como OutOfMemoryError, que podem interromper o funcionamento ou a exportação de grandes volumes de dados.
No meu caso, ao aumentar esses valores para 512 MB (inicial) e 2048 MB (máximo), garanti que a JVM tivesse memória suficiente para lidar com os 10 mil datapoints e realizar a exportação do JSON sem interrupções. Isso eliminou as limitações impostas pela configuração anterior, que provavelmente era insuficiente para a complexidade do meu projeto.