Saudações a todos.
Peço antecipadamente desculpas se minha dúvida já foi esclarecida em algum lugar, mas a princípio não consegui encontrar.
Estou testando com ScadaBR uma configuração de CLP baseada em Arduino com driver Modbus RTU, a qual já testei com sucesso comunicando em 57600bps, sem paridade, 1 stop bit, usando o QModBus (http://qmodbus.sourceforge.net), através do qual consigo ler e escrever nos registros via funções 3, 6 e 16 do Modbus usando RS485. Uso um par de conversores Multilin F485 da GE, de RS232 para RS485 com um MAX232 do lado do Arduino sem linha de TXenable, já que a comunicação é ponto a ponto (versão para testes - posteriormente pretendo implementar RS485 no Arduino com o MAX487).
Quando configuro os parâmetros no ScadaBR usando este dispositivo como "datasource modbus serial RTU", com os "datapoints" de interesse, consigo ler valores no teste de localizador de pontos, mas ao incluir os datapoint na "watchlist" tenho como resposta apenas o alerta de que "Valor do ponto pode não ser confiável", sem atividade perceptível de comunicação serial nem mesmo quando eu clico em "Atualizar".
Estou usando como parametro de atualização um período de 1 segundo, com 2000 mili segundos de timeout e 2 tentativas, mas já variei estes parâmetros de diversas formas. Já experimentei re-instalar o ScadaBR e configurar o "datasource" com diversas combinações dos parâmetros disponíveis, mas sem resultado. Nenhum sinal de que um polling está ocorrendo.
Alguem já teve problema semelhante ou sabe como resolve-lo?
Grato.