Problemas com o SNMP agent

Olá a todos,

Será que podem me dar uma ajuda? Estou a tentar aceder a um equipamento por SNMP agent e não consigo obter valores para o meu data point.

Se colocar o OID no “Host de teste SNMP” obtenho o valor, neste caso, uma temperatura. Se utilizar o mesmo OID para criar um data point, não consigo obter valor da temperatura e obtenho o seguinte alarme:
‘OWServer_v2-Enet’: OID 1.3.6.1.4.1.31440.10.5.1.1.2.0 não solicitado encontrado na resposta do host 10.10.212.175’

O equipamento onde quero ler um valor é o OWServer_v2-Enet com o ip 10.10.212.175’, e o OID do valor é o 1.3.6.1.4.1.31440.10.5.1.1.2, curiosamente na mensagem de alarme o OID que vem na mensagem tem um 0 a mais no final.

Não consigo perceber o que está a correr mal.

Obrigado,
João

@joao_reis,

pelo que percebi você consegue ler na consulta direta e não consegue na leitura do datapoint. Só vejo um problema. Está identificando bem a versão que o datapoint vai usar? Temos várias versoes de SNMP. A versão 1.0 é aberta.

Viva,

Muito obrigado pela ajuda.

Sim, confirmo que na consulta directa consigo obter todos os valores dos OIDs.
Na caixa “Propriedades SNMP properties” eu fiz uma tentativa com “Versão SNMP” = 1 e 2c, em qualquer dos casos não consegui que o datapoint fizesse a leitura. Uttilizando a Versão 1 ou 2c, sempre o seguinte alarme:
" |14:52:05: ‘OWServer_v2-Enet’: OID 1.3.6.1.4.1.31440.10.5.1.1.3.0 não solicitado encontrado na resposta do host 10.10.212.175|", não sei o que está errado.

O OID que pretendo ser lido pelo data point é o “1.3.6.1.4.1.31440.10.5.1.1.3”, no alarme o OID tem um “0” extra no final, será mesmo assim ou quando o software tenta ler o OID adiciona-lhe este zero no final, impossibilitanto a leitura do OID? Isté só uma suposição infundada de quem, cmo eu, não tem percebe nada do assunto.

Obrigado pela disponibilidade,
João

Eu entendo que o problema está no oid. Tem que ser o numero certo.

Olá,
Mais uma vez obrigado pelo apoio.

O OID que estou a utilizar para o data point parece estar certo, é o mesmo que utilizo no teste do host e no teste do host o OID funciona, mas no data point não.

O OID da variável que pretendo ler (um valor de temperatura) é o .1.3.6.1.4.1.31440.10.5.1.1.2. Obtive este OID com o Mib browser, com esta ferramenta e neste OID consigo ler a variável (temperatura) sem qualquer problema, o mesmo se passa com o teste do hoste no ScadaBR. Os problemas surgem quando utilizo o mesmo OID nas definições do data point, aí não consigo obter leitura da variável.

Parece-me que estou a utilizar o OID certo, não consigo perceber qual é a origem do problema.

Obrigado pela ajuda,
João

Ao transferir os dados para o datapoint vc não deixa espaços no meio ou fim da linha? Não consigo entender também o que está acontecendo.

Olá,
A string que coloco no OID do data point é a mesma que coloco no OID do teste do host.
Vou tentar enviar uma imagem da definição do data source e do data point:


Talvez eu esteja a fazer alguma coisa mal na definição do data source?
Obrigado,
João