Problema para iniciar o Tomcat

Olá,

Já estou usando o ScadaBR há alguns meses na minha monografia. Ele estava iniciando normalmente e eu já havia criado uma aplicação relativamente grande. Hoje já havia trabalhado com ele, mas de uma hora para outra não consigo iniciar mais o Tomcat. Quando dou o ‘‘start’’ ele começa a iniciar enchendo a barra até a metade, mas ai ele pára e o serviço fica sempre em ‘‘stopped’’. Isso começou depois que rodei uma atualização do Java. Vocês poderiam me ajudar, pois preciso continuar meu trabalho o mais rápido possível.

O meu sistema é 32 bits Windows Vista.

As últimas informações do jakarta_service são:

[2012-04-25 21:35:08] [info] Commons Daemon procrun (1.0.2.0) started
[2012-04-25 21:35:08] [info] Running Service…
[2012-04-25 21:35:08] [info] Starting service…
[2012-04-25 21:35:08] [info] Error occurred during initialization of VM
[2012-04-25 21:35:08] [info] java/lang/NoClassDefFoundError
[2012-04-25 21:35:08] [info] : java/lang/Object

Obrigado!

Olá, flaviobpt,

Você já tentou iniciar com a versão do Tomcat que não registra como serviço no Windows?
Essa sua instância do ScadaBR roda sobre qual base de dados? Derby ou MySQL?

Atenciosamente,
gtl

Olá,

Consegui resolver esse problema de iniciar o Tomcat, parece que a atualização que eu fiz do java retirou alguns arquivos da pasta jre6. Então peguei esses arquivos de outro PC e agora está iniciando, porém não estou conseguindo mais abrir a página do ScadaBR. Quando entro no http://localhost:8080/ScadaBR, ele fica eternamente carregando e não acessa a página para eu entrar com o meu login.

Eu uso a base de dados Derby e queria saber se tem algum limite de memória para uma instância com essa base, pois eu percebia q à medida que ia criando mais datapoints e scripts ia ficando mais lento para acessar e rodar minhas simulações. Poderia ser esse o motivo de não conseguir acessar mais minha instância? Por favor me ajudem, pois não posso perder o que eu já fiz e preciso continuar meu trabalho!

Obrigado!
Flávio

Flávio,
O Derby é um banco de dados feito em Java e que roda na mesma VM do Tomcat. Então, se a VM do java apresentar problemas, o Derby também irá apresentar problemas. Você já pensou em fazer a migração dos dados para MySQL?

Não havia pensado nisso e preciso de algumas instruções se for necessário mudar.
Como eu poderia fazer isso sem conseguir acessar minha instância do ScadaBR?
Essa mudança é simples ou leva muito tempo?
Estou fazendo simulações de sistemas de aquecimento, iluminação, etc, apenas com dados virtuais comandados por scripts. No MySQL consigo continuar nessa linha?

flaviobt,

A mudança é feita mexendo em algumas configurações em um arquivo e reinicializando o Tomcat. O procedimento é descrito em:

http://mango.serotoninsoftware.com/forum/posts/list/185.page

No MySQL você pode continuar com essa linha sem problemas.

Mas antes de fazer a migração, tome cuidado e faça o backup da base de dados atual.

Boa sorte!

1 curtida

Olá Flávio,

Você comenta que atualizou sua versão do Java certo? Veja se não está com a versão 7.0 do Java JRE. Nossa equipe ainda não passou todos os testes na versão 7.0 do JAVA e ainda recomendamos o uso com a versão 6.0.

Att.

As vezes a porta 8080 que vem como padrão na instalação já está sendo utilizada, experimente mudar, por ex.: 8070