Sou novo no SCADABR, apesar de já ter utilzado o Elipse SCADA antes. Estou tentando fazer a comunicação do CLP Clic02 CLW-02/20VT-D com o SCADABR, mas estou com problemas na leitura dos datapoints. Na verdade, gostaria de saber onde eu devo inserir o endereço de memória da variável que eu gostaria de ler. Seria no offset?
Por exemplo, eu gostaria de ler o valor do registrador 01 do CLP que possui endereço de memória 2600 (HEX) ou 9728 (DEC). Quando vou definir o datapoint, escolho a opção Registrador de Entrada, tipo inteiro 2 bytes sem sinal, mas não consigo acessar o valor que está no CLP.
Alguém pode me ajudar? Já li vários posts aqui no forum sobre como configurar o Data source e acredito que está tudo certo e bem pareado com o CLP.
Eu consegui usar o campo de Leitura de dados modbus e a comunicação está funcionando bem. Contudo, quando eu uso o campo Teste de localizador de ponto e adiciono o ponto, começa a aparecer o seguinte erro:
Houve um problema testando o localizador. (com.serotonin.io.serial.SerialPortException: gnu.io.PortInUseException: Mango Modbus Serial Data Source Scan)
Quando eu tento habilitar o Data Source ele aparece o seguinte erro:
Quando eu tento Pesquisar nós modbus aparece o seguinte erro:
Houve um problema iniciando a pesquisa. Pode haver um data source já habilitado usando a porta selecionada. (com.serotonin.io.serial.SerialPortException: gnu.io.PortInUseException: Mango Modbus Serial Data Source Scan)
Ou seja, nada mais funciona. Você poderia me ajuda? Sabe dizer se estou fazendo alguma coisa errada? Pois até eu adicionar o Data Point tudo funcionava perfeitamente e a leitura era feito adequadamente.
@erickbrito Tenho no laboratório da faculdade um clic02 CLW-02/20VR-D, que não deve diferenciar-se muito do que utiliza, caso até segunda-feira não consiga resolver seu problema posso tentar lhe ajudar.
@Juliano_Perotto acredito que seja muito parecido! Gostaria muito de uma ajuda, se for possível. Está parecendo que quando eu uso a porta USB do RS485 uma vez, ela fica ocupada e eu não consigo mais fazer nenhuma comunicação por ela e eu não sei dizer o porque. Já deletei o data source, já troquei a porta no gerenciador de dispositivo, já troquei a porta usb. A unica coisa que funciona é reiniciar o pc. Mas assim que eu adiciono o ponto ocorre o mesmo erro.
Você pode me passar seu e-mail e segunda eu entro em contato com você? Obrigado.
Uso linux desde 1999. Nesses lances de comunicação serial, principalmente com uso de driver serial java, também acontece comigo essa retenção de porta. A porta fica ocupada mesmo.
Essa semana estou experimentando novamente esse problema. Recebo mensagem… " Houve um problema testando o localizador. Pode haver um data source já habilitado usando a porta selecionada".