Problema comunicação Modbus Serial ScadaBR + Arduino UNO/MEGA

Boa dia,

Estou realizando um projeto que visa a construção de um sistema de controle de nível e temperatura que posteriormente irei aplicar técnicas de controle básica e avançada. Uma das etapas desse projeto é a construção de um sistema supervisório/especialista para monitoramento das variáveis do sistema. Para isso estou usando o software ScadaBR , entretanto estou tendo sérios problemas para realizar a leitura dos sensores via Modbus Serial; que persiste desde o cadastramento dos Data Sources até a própria leitura dos mesmos no Watch list .
Já utilizei a biblioteca que segui no guia do site Embarcados https://www.embarcados.com.br/arduino-e-scadabr/ e nada aconteceu. Quando ia procurar os nós do sistema ele não achava nada.
Segui também o guia descrito pelo professo Roberto que possui canal no youtube, no video http://www.youtube.com/watch?v=JUo632Ob4kc&lc=z235s35aaxj4uf5w5… em questão ele retrata a utilização da biblioteca Modbusino e não a SimpleModbusSlave no código do Arduino antes de compilar para a placa, que serviria tanto para o ScadaBR e Elipse Scada. O mesmo comenta que a SimpleModbusSlave não funcionou com ele, mas sim a Modbusino. No vídeo ele usa o software Elipse Scada (que por ventura também tentei realizar a conexão com Arduino e não consegui).
A grande questão é, refiz todo meu código em casa e testei com minha placa Arduino no meu Desktop (apenas a placa mesmo, sem a conexão de nenhum sensor…) e funcionou. Apareceu tanto o nó no ScadaBR como a leitura da possível entrada do sensor na Watch List (porém com um aviso que “talvez a leitura do dados não fosse confiável”) mas estava lendo (pensei que podia ser, pelo fato que não tinha nada conectado no Arduino). Já no Elipse Scada consegui realizar a leitura das Tags. Isso tudo, utilizando a library Modbusino.

Enfim, uma grande historia de vários problemas que não consegui desvendar que por@#$ é essa que está acontecendo. Hoje tentei testar no sistema de nível em duas etapas:

  1. Sem sensor nenhum, direto no meu Arduino, e por ventura o ScadaBR conseguiu ler o nó (testei 4 vezes).
  2. Depois conectei na minha placa os sensores, compilei o código e fui no Arduino tentar achar o nó e não funcionou. Ele não conseguiu encontrar nenhum (tentei 4 vezes).
  3. Testei na placa que meu orientador disponibilizou para o projeto, com os sensores conectados e sem os sensores conectados, e simplesmente não funcionou nela de modo algum.

Please, me ajudem. Deve ter alguma alma dentro destes microcontroladores que não to conseguindo de jeito nenhum criar esse sistema supervisório, tanto no ScadaBR como Elipse Scada.

Boa noite.Pode ser tarde, mas posso ajudá-lo com esse problema.