Problema ao finalizar aplicação

Estava fazendo alguns testes com o ScadaBR e o Arduino Modbus RTU Slave.
Funcionou tudo corretamente: ler e escrever portas analógicas e digitais.

O grande problema que verifiquei foi ao finalizar o Tomcat: todos os valores setados anteriormente são zerados, ou seja, num cenário real, se eu tivesse motores ou outros equipamentos ligados, seriam desligados. Isso é um grande problema se eu precisar fazer alguma intervenção no servidor ou ocorrer alguma falha de hardware/software - os equipamentos precisam ficar com o último estado definido.

Simulei o problema em vários ambientes: Windows 7 Professional, CentOS 6 e MacOSX Lion.

Alguém sabe o que devo fazer para resolver isso?

Att,

Leonardo.

Olá Leonardo,

Sim, isso caracteriza um problema. Mas não sei se é do ScadaBR, ou a biblioteca do Modbus para arduino que induz esse erro. Você está utilizando a que foi postado no tutorial do ScadaBR?

Para maioria dos controladores (comerciais, com boa qualidade) a comunicação é independente do controle, se ela é interrompida, o controlador não para de funcionar, nem perde os valores dos registradores.

Teria que estudar essa hipótese “culpa da biblioteca” com outra interface de comunicação modbus. Quem sabe testando com esse aqui: http://www.simplymodbus.ca/RTUmaster.htm

Se continuar com problemas, você pode assumir mais 2 hipóteses =] (simplemodbus com mesmo problema ou lib do arduino com problema…) mas vai dar uma indicação do caminho.

Boa sorte!