Preciso de ajuda

Já segui tudo o que são tutoriais para instalar o scadabr no MAC e no Windows XP ...

Consigo  iniciar o scada até ao ponto de criar um data source.

Crio o datasource conforme muitos tutoriais explicam, faço o upload dos sketches para o arduino e o que acontece SEMPRE é:
Quando cliko no  ler dados na leitura de dados do modbus  acontece o seguinte:

no MAC  rebenta o java e o scada fica encravado!  Aliás , no mac  assim que gravo o data source  depois em qualquer clique  que faça rebenta sempre o java e uma curiosiadade:  quando passo os ficheiros de rxtx para a library do JAVA   o software do arduino nao permite uploads de sketches  tb rebenta o java.. Não sei o que possa ser pois sigo os tutoriais à risca  e já não sei mais...

No windows XP   quando faço a leitura de dados aperece este erro (pelo mens nao rebenta nada) : Houve um problema testando o localizador. (com.serotonin.io.serial.SerialPortException: gnu.io.PortInUseException: Unknown Application)

Sou iniciante! compreendo que possa estar a errar  mas nao sei mais!
O que eu pretendo e não encontro na net é um pequeno tutorial a explicar como coloco o scada a ligar apenas um led no arduino   eu em conseguindo fazer isso  , penso que depois consigo mais!   Alguem me pode ajudar?  skype:webdeveloperadriano

Obrigado a todos

Olá,

Parece bem simples sua dúvida.
Partindo do seu sistema windows XP:
Você precisa ter instalado em seu pc a versão 6 do Java.
Baixar as bibliotecas: RXTXcomm.jar e colocar em {jdk-home}\jr\lib\ext
rxtxSerial.dll em {jdk-home}\jre\bin.

Caso já tenha feito isso, perfeito.

Para você se comunicar com o arduino, precisará ter um protocolo de comunicação.
Se estiver usando um Arduíno Uno ou Nano, poderá usar um protocolo Modbus por exemplo, tem alguns exemplos na net, basta procurar.
Quando tua programação estiver feita, lembre de deixar a IDE do Arduíno fechada, pois se tentar usar o ScadaBR com a IDE aberta irá dar esse erro.

Abraço e boa sorte.