Porta serial se perde após algum tempo de uso

Pessoal,

Usamos o ScadaBR, versão 0.9.1, em um servidor linux (CentOS 6.2 x86_64) que volta e meia perde a configuração da porta serial. Esse problema é recorrente a ponto de ter que fazer um "ajuste técnico" para garantir que na lista de portas apareça além da /dev/ttyS0 a /dev/ttyUSB0 que é a porta onde está espetado o conversor USB para RS-485. O ajuste utilizado foi editar o editModbusSerial.jsp (data source em questão) e adicionar à que deveria retornar da rxtx a entrada:

<sst:option value="/dev/ttyUSB0">/dev/ttyUSB0</sst:option>

Neste conversor penduramos 3 termo-higrômetros e mais quatro termômetros, todos são equipamentos da Novus. Um dos termo-higrômetros fica bastante próximo ao conversor e é ligado diretamente neste. Os outros dois termo-higrômetros e termômetros, estão ligados em um field logger (também da Novus) e este é ligado no mesmo barramento do termo-higrômetro mais próximo.

O data source utilizado é o Modbus Serial e quando desabilito o datasource consigo fazer a pesquisa dos nós modbus e são detectados 4 nós.

Como eu consigo resolver a questão da perda do endereçamento da porta serial?  

Oi Gustavo,

Você está monitorando o dmesg e o lsusb para ver se o conversor não está se perdendo? Tive este problema com alguns conversores em ambiente Linux. 

De qualquer forma, suspeito que não seja uma falha no ScadaBR, mas isso é só uma suposição. Outra maneira seria utilizar um script desabilitando e habilitando o DS quando ocorre a falha no mesmo (tratador de eventos).

Eu só não sei se as permissões estão ok, e em algum caso tive problemas em implementá-la.

Mas analisa o dmesg para ver se o conversor não está se perdendo... se ele tiver, o script pode ser um palhativo, mas a solução é um conversor que funcione no ambiente escolhido.

Abs