Pesquisa de nós modbus - arduino

Olá, sou novo no assunto, estou seguindo alguns passos a passo para comunicar o arduino com o ScadaBR, no entanto ao realizar a pesquisa de nós nada é encontrado, sendo que as portas COM estão sendo reconhecidas.

Estou usando a biblioteca SimpleModbusSlave.h, e a seguinte configuração:

modbus_configure(&Serial, 9600, SERIAL_8N1, 1, 2, HOLDING_REGS_SIZE, holdingRegs);
modbus_update_comms(9600, SERIAL_8N1, 1);

Faço a pesquisa 100% do nó mas nada é encotrado.
Usei os navegadores google chrome, firefox e internet explorer, e iniciei todos os aplocativos no modo administrador.

[ESTOU USANDO O ARDUINO MEGA 2560… TROQUEI POR UM ARDUINO UNO PARA REALIZAR UM TESTE, E O NÓ FOI RECONHECIDO, PARA UTILIZAÇÃO DO ARDUINO MEGA TEM ALGUMA CONFIGURAÇÃO ESPECIFICA? OBS: ESTOU FAZENDO A SELEÇÃO DE PLACA E PROCESSADOR DA IDE DO ARDUINO.]

**[:warning:O ARDUINO 2560 É CHINES "[quote=“Juninho, post:1, topic:3704, full:true”]
Olá, sou novo no assunto, estou seguindo alguns passos a passo para comunicar o arduino com o ScadaBR, no entanto ao realizar a pesquisa de nós nada é encontrado, sendo que as portas COM estão sendo reconhecidas.

Estou usando a biblioteca SimpleModbusSlave.h, e a seguinte configuração:

modbus_configure(&Serial, 9600, SERIAL_8N1, 1, 2, HOLDING_REGS_SIZE, holdingRegs);
modbus_update_comms(9600, SERIAL_8N1, 1);

Faço a pesquisa 100% do nó mas nada é encotrado.
Usei os navegadores google chrome, firefox e internet explorer, e iniciei todos os aplocativos no modo administrador.

[ESTOU USANDO O ARDUINO MEGA 2560… TROQUEI POR UM ARDUINO UNO PARA REALIZAR UM TESTE, E O NÓ FOI RECONHECIDO, PARA UTILIZAÇÃO DO ARDUINO MEGA TEM ALGUMA CONFIGURAÇÃO ESPECIFICA? OBS: ESTOU FAZENDO A SELEÇÃO DE PLACA E PROCESSADOR DA IDE DO ARDUINO.]

[:warning:O ARDUINO 2560 É CHINES “CH340GJÁ FIZ A INSTALAÇÃO DO DRIVE]
[:warning:O ARDUINO UNO É ORIGINAL]

Galera, mesmo instalando o drive de comunicação do arduino chinês que usa o componente CH340G não houve comunicação, no entanto com a utilização do arduino original a comunicação foi bem sucedida.

Rapaz, seu problema parece ser relacionado ao hardware. Infelizmente, não lembro de já ter lido sobre alguma coisa relacionada aqui no fórum para indicar alguma solução ou um paliativo.

Entretanto, vou dar uma dica geral sobre Modbus no ScadaBR, apenas para o caso o problema não ser realmente o hardware:

Para usar o Modbus Serial, você deve usar a versão 1.0CE do ScadaBR (aquela que está para download no site oficial) com Java 6 e Tomcat 6 ou 7. Versões do ScadaBR posteriores a 1.0 tem o Modbus Serial “quebrado”, e a versão 1.0 não funciona muito bem com versões mais recentes do Java.

Por fim, se tudo der errado (espero que não) posso lhe indicar o uso de um servidor OPC em vez do protocolo Modbus (embora eu particularmente nunca tenho utilizado OPC com o Arduino):

Boa sorte!

1 curtida

Olá, Celso,

Realmente, pelo que constatei o problema esta no CI de comunicação no caso o CH340G, a e obrigado pelas dicas referente ao servidor OPC. :fist_right:t2::fist_left:t2: