Periodo atualização muito longo - Modbus serial

Olá pessoal,

Comecei a pouco dias no Scadabr. Vi alguns tutoriais, videos, aprendi um pouco e instalei no meu notebook.
Segui o tutorial (https://www.dropbox.com/s/bipcpeylpg7f20c/Como%20instalar%20o%20scadaBR%20no%20windows.pdf?dl=0) pra instalar tudo. Como faltou os arquivos da serial, baixei desse site (http://fizzed.com/oss/rxtx-for-java) e coloquei nas pastas correspondentes. No Datasources, ele encontrou as seriais.
Pra iniciar, segui esse tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=gLxcw59v_QE. Usei como escravo, uma placa arduino, com um unico registrador para leitura. Achei a placa usando o “Pesquisa de nós modbus” e também o registrador, usando o “Teste de localizador de ponto”.
Adicionei ao “Data points”, habilitei tudo. Coloquei um “Periodo de atualização” de 1 segundo.
No Watch list, aparece a variavel e o valor, porém a atualização é a cada 6 segundos e não deve jeito de baixar esse valor.

Alguém pode dar uma luz?

Note com Win 10 x64, Java 8, Tomcat 7, comunicação via serial Modbus RTU, 19200bps, 8n1, periodo de atualização de 1s, 1 tentativa, timeout de 1,5s. Quando o Scadabr dispara a comunicação, a resposta do Arduino é imediata. Testei com um inversor de frequencia, no lugar no Arduino. Se comportou da mesma forma.

diegostf,

não consigo explicar o motivo desse atraso. Mas seu ambiente não está muito favorável. Pelo que vi, se está usando java8, está com qual versão do scadabr? Isso pode explicar um pouco da lentidão.

Segui o tutorial, por isso instalei essas versões. Inclusive, baixei o Scadabr daquela pasta do link do pdf.

Estou usando a versão Scadabr 1.0 CE, no Firefox 66. Testei em outros navegadores também, mesmo resultado…

Qual seria um ambiente bem favorável?

Diego, como parece ser apenas um teste ainda sem nenhuma informações ou código importante próprio você poderia exportar o seu programa e postar que a gente testa e vê se encontra resultados semelhantes.

Eu tive problema com lentidão em 2 situações:

1 - Banco de dados extremamente inchado, pois estava rodando há meses com testes de diferentes configurações. Estava com diversos GB de tamanho, não parece ser o seu caso;

2 - Alguns scripts executando na atualização do meta data source que causavam uso de 100% do processador do servidor. Provavelmente não deve ser seu caso, mas não custa observar.

Fora isso, não tive outros problemas.

Eu só instalei ele e fiz a primeira configuração que comentei.
Antes disso, eu tinha instalado com a ultima atualização do Java e do Tomcat. Só depois vi que deveria ser a versão 7. Desinstalei tudo e segui o tutorial a risca.

Exportei o projeto (ou tentei): https://www.dropbox.com/s/rots3kono0tvsni/Teste001.zip?dl=0

Importei mas não consegui logar com o usuário admin.

Qual ficou a senha dele?

Usuario e senha padrão: admin / admin

Então, se foi a versão 1.0 vc deve ter java6
se for a versão 1.1, usar java7

Na verdade vi depois, não conseguiu carregar no tomcat.

Eu estou usando o Tomcat7 e Java mais atual (na minha aplicação funciona bem).

Se eu conseguir mais tempo a tarde eu insisto mais um pouco.

A versão 1.1 já está disponível pra download sem precisar compilar??

Não. Só para os que fizeram o curso.
Se tem a versão 1.0 minha dica é o ambiente do java6 e tomcat6.

Vou tentar essa dupla.

Bem, tentei varias combinações de Java + TomCat e não teve jeito. Varios erros, falhas, travas, até q desisti. Deve ser conflito com outros programas q tenho instalado.

Instalei o VirtualBox + Windows 7. Instalei o Java 6 + ScadaBr 1.0 CE e foi de primeira. Agora ta rodando redondo.

No Arduíno, utilize a biblioteca do André Sarmento, é a mais estável que existe. Inicie a configuração com SERIAL_8N2. Pelo menos os dispositivos modbus se comunicam com 2 bits de parada por padrão. Recomendo utilizar nodemcu/esp8266, daí implementa modbus ip, acaba com o problema de vários nós pela serial, mas se quiser usar o Arduíno também pode criar uma ponte tcp transparente com o ESP-01 e usar a opção modbus ip encapsulado (este recurso é maravilhoso no ScadaBR) :blush:

1 curtida

Realmente essa é a combinação indicada. ScadaBR 1.0 + Java6 + Tomcat6