Pegar a Data/Hora do Sistema (usando MySQL)

Bom dia pessoal,
quero compartilhar com vocês um método que considero extremamente simples de pegar a Data e Hora do Sistema, usando o MySQL como banco de dados.
Essas informações podem ser muito úteis tanto para exibir o calendário/relógio numa tela IHM, como usar valores de dia/horário nos scripts, dinamizações de tela, e todo o universo de possibilidades que se possa pensar com variáveis do tipo datapoint.

Segue a idéia:

Para facilitar a cópia, segue o script SQL:
SELECT DATE_FORMAT(NOW(), “%d/%m/%Y %H:%i:%s”) as TimeStamp, DATE_FORMAT(NOW(), “%d”) as Dia, DATE_FORMAT(NOW(), “%m”) as Mes, DATE_FORMAT(NOW(), “%Y”) as Ano, DATE_FORMAT(NOW(), “%H”) as Hora, DATE_FORMAT(NOW(), “%i”) as Minuto, DATE_FORMAT(NOW(), “%s”) as Segundo

Existem outras formas de pegar a Data/Hora do servidor, eu mesmo antes utilizava MetaDados, mas achei essa forma muito mais simples e direta!

OBS.: A mesma lógica pode ser utilizada para outros bancos de dados, sendo necessário apenas adaptar o código SQL para a plataforma utilizada.

2 curtidas

Não utilizo o MySQL mas parabéns por compartilhar.

@tmeca,qual banco de dados você utiliza? Todos os bancos de dados, que eu conheço pelo menos, têm algum comando que retorna a data/hora do servidor, é só adaptar.

Bom dia @LEONARDO_MORAES .

Eu utilizo o Derby mesmo. Tô rodando o ScadaBR 1.0 no Win 10.

Bom dia @tmeca
pesquise pelo comando CURRENT_DATE, acredito que vai dar certo. Não tive como testar pois não estou usando o Derby no momento.

@LEONARDO_MORAES, mas segue-se o mesmo padrão que você utilizou (criação do data source SQL , etc)? Vou pesquisar. Valeu.

@tmeca, sim!, segue exatamente o mesmo padrão sendo necessário apenas adequar ao comando específico de cada plataforma. Abraços!

Consegui! Segue exemplo para quem utiliza o Derby. Valeu , @LEONARDO_MORAES!

@LEONARDO_MORAES, funcionou !

Massa @tmeca! Fico feliz em ajudar.