Operação com valores de um mesmo data point em instantes distintos

Olá pessoal,

Preciso comparar dois valores, de instantes diferentes e de um mesmo data point. Vou dar um exemplo:

Quero fazer uma operação diária de subtração entre o valor registrado às 05:00 e o valor registrado às 00:00 de um data point de volume. Caso o resultado seja superior a 0,2 m³, emito um alarme e um e-mail de aviso.

Tentei algumas coisas com tratadores de evento, eventos agendados e compostos e meta data points, mas nada funcionou. Imagino que tenha de criar um meta data point que faça essa operação e aí criar um evento para este ponto em específico.

Alguma dica de como agir nesse caso?

Desde já obrigado!

Alguém?

Pessoal,

Descobri a resposta. Basta criar um meta data source e um data point com a atualização que você queira (no meu caso no padrão cron às 05h05 todo dia) e o seguinte script:

a = variavel.ago(MINUTE,5) - variavel.ago(MINUTE,305);

return a;

Isso é a subtração de um valor há 5 minutos por outro há 305 minutos, ambos do mesmo data point.

Agora estou com um outro problema: configurei um alarme de limite superior para o data point em questão, mas quando é ativado, ele "trava", não permitindo que os alarmes subsequentes sejam apresentados (não permite atualização de alarmes). Explicarei um pouco melhor a seguir.

Na watchlist, bem como na lista de alarmes, é emitido um alarme quando o data point alcança determinada situação. Aí o 'alias' aparece como identificação, com hora, bandeira (tipo de alarme) e botão para reconhecimento. O tipo 'limite superior' trava na tela, ou seja, caso haja outros alarmes na sequência, os mesmos não serão identificados nem mostrados. Mesmo reconhecendo-o ele não sai da watchlist, o que impossibilita outros alarmes aparecerem. O de tipo 'mudança' possui um funcionamento normal, permitindo que outros alarmes sejam identificados e entrem numa lista cronológica de eventos.

Notei uma diferença entre estes dois tipos. O de mudança possui a bandeira riscada, que significa que o sistema voltou ao normal (mesmo sem apertarmos o botão de reconhecimento). Já o de limite superior não; o alarme permanece com a legenda 'ativado'.

Será um bug desse tipo de alarme? Pesquisei bastante e não achei menções a este fato. Se alguém puder ajduar, serei bastante grato.

Um abraço!

1 curtida