OPC sem estar em um Dominio

Bom dia,
Enviei um contato com minha pergunta ontem mas não obtive resposta ainda. Como estou com um pouco de pressa estou colocando aqui no forum. Espero que alguem possa me ajudar.

Estou tentando utilizar o scadabr para acessar uma rede fieldbus com servidor OPC da Smar.
Não tive problema com o Elipse nem com o Indusoft, os dois conectaram normalmente. Ja com o scadabr apenas consigo ler os servidores mas nao visualizo nenhum ponto.

Possuo Windows XP profissional, rede local, não esta em nenhum dominio. Quando fui criar o data source pela primeira vez nem os servidores conseguia visualizar, foi quando vi que o computador precisava estar em um dominio. Criei uma rede local e entrei no cominio com o nome do grupo e começei a ler os servidores mas nada dos pontos. O usuario e senha estou usando o login do windows. O dominio seria o meu problema? Se não é isso o que pode estar errado?

agradeço desdee ja.

Só complementando minha pergunta. Estou utilizando o scadabr 0.7, ja fiz o download do opc-driver que foi indicado em outro tópico, mas sem sussesso.
abraço.

Oi Pedro,

vou replicar aqui as informações do “Configuração OPC ScadaBR.pdf”, por favor verifique se com esses passos funciona. Se ainda assim não funcionar, por favor responda aqui dizendo quais são os tipos de dados que está tentando ler (boolean, int32, etc. etc.) pois pode nos ajudar a eventualmente debugar o driver.

muito obrigado

============
Configuração da OPC no ScadaBR

obs.: essas configurações podem influir no nível de segurança desejado para sua máquina, execute com cautela e apenas em ambiente de teste… depois nos responda com os resultados dos testes e sugestões para ajudar a melhorar o driver…

1 – Por padrão o firewall do Windows está ligado. Para prosseguir, por favor, desligue o
firewall. Para fazer isso, entre em ‘Painel de Controle’, acesse ‘Firewall do Windows’ e
na aba ‘Geral’ selecione ‘Desativado’.

2 – Na aba Exceções, adicione todos os OPC Servers e OPC Clients. Também adicione
‘OPCEnum.exe’ que está em ‘Windows\System32’.

3 – Adicione uma ‘Porta’ com as seguintes configurações => Nome: DCOM, Número:
135 e escolha TCP.

Configurando a DCOM

1 – Vá ao menu ‘Iniciar’ e em ‘Executar’ e digite: DCOMCnfg em clique em OK.

2 – Na ‘Raiz do Console’ clique em ‘Serviços de Componentes’.

3 – Clique em ‘Computadores’ para expandir.

4 – Clique em ‘Meu Computador’ localizado no painel direito com o botão direito do
mouse e selecione ‘Propriedades’.

5 – Vá à aba ‘Segurança COM’.

6 – Clique em ‘Editar Limites’ em Permissões de Acesso e para todos os usuários
marque a opção ‘Permitir’ para Acesso Local e Acesso Remoto.

7 – Clique em ‘Editar Limites’ em Permissões de Inicialização e Ativação e para todos
os usuários marque a opção ‘Permitir’ para Inicialização Local e Inicialização Remota e
também como para Ativação Local e Ativação Remota.

Ola. Li neste mesmo pdf que para acesso local não necessitaria dessas configurações mas mesmo assim ja tinha seguido todos esses passos. Estou tentando acessar um sistema da smar fieldbus, por um gatway DF-62 e tentando ler as valvulas, posicionadores e transmissores e todos seus parametros de configuração.

Quando vou criar um novo data source no host esta localhost, Dominio o nome do grupo que criei, no usuario e senha o usuario do windows. Quando dou atualizar, aparece no campo servidores todos os servidores disponiveis, entre eles o Smar.hseoleserver.0, que é o servidor que acesso todos os pontos via Elipse ou Indusoft. Até ai tudo bem. Salvo, e após isso não consigo listar tag nenhum. Ao clicar em Habilitar a seguinte mensagem aparece. “Connection failure: Unknown Error!”

Com essa mensagem de erro não estou conseguindo descobrir onde esta o problema e não estou entendendo porque consigo ler os servidores mas não os dados.

Agradeço a esquipe do suporte do ScadaBR. Foram muito atenciosos em não me responder e nem ajudar.

Olá Pedro,

O post foi respondido, infelizmente você esqueceu, ou não se deu ao trabalho, de nos informar os datatypes como te pedi. Tem outras pessoas com problemas no OPC e estamos consertando isso, porém alguns respondem e ajudam, outros só vêm e cobram.

De qualquer forma não precisa se desculpar. Mande as informações que eu te pedi na primeira resposta. Sem teu feedback, não tem como debugar o driver. Somos desenvolvedores, não videntes.

Quanto ao seu “agradecimento” tenho que fazer algum comentário.

  1. Você está “com pressa” e exige um software funcionando, porém este nem mesmo está pronto. O número “0.7” já indica isso. Se tem pressa, considere pagar por suporte profissional, existem várias empresas brasileiras no site do projeto, além da Ciengis, Inavare e Serotonin que são mencionadas em outros posts relacionados ao OPC.

  2. Esse tipo de comportamento irônico é um tanto grosseiro, e não cabe em uma comunidade open-source como a nossa. Você não paga um centavo aqui, os desenvolvedores também são pessoas, e a maioria está de férias.

  3. Estamos trabalhando por um mundo melhor (pode ser incrível mas é verdade!!!) - e isso exige trabalho, paciência — e por que não ?? – um pouco de amor.

As versões 0.8 e 1.0 estarão disponíveis até para quem não nos tratar com a merecida educação, afinal é open-source mesmo.

Desculpe o transtorno, obrigado pela participação e um ótimo 2011.
Victor