Ola a todos!
Tentei fazer conexão OPC DA utilizando um CLP MicroLogix 1500 com RSLinx e o sistema apresentou o seguinte erro:
“Class not registered. If you are using a DLL/OCX, please make sure it has “DLLSurrogate” flag set. Faq A(6) in readme.html. [0x80040154]”
Em uma pesquisa na internet verifiquei que o problema poderia ser falta de acesso do usuário administrador nas classes no registro do windows. Porém não sei que classes são utilizadas…
Obs.: fiz todas as configurações: DCOM, portas, firewall, compartilhamento de arquivos e impressoras, etc…
Bom dia a todos, alguém conseguiu utilizar o ScadaBR com o Micrologix ? eu tenho uma aplicação pratica pra fazer com o 1100 e gostaria de saber qual o melhor caminho, Mapear via Modbus ou utilizar OPC Server ?
Marcio agradeço muito a paciência e todos os log que você nos mandou.
Fizemos alguns testes mas criteriosos e agora conseguimos rodar com Windows XP ou 7, tanto no 32 como no 64.
Se puderes garimpar em inglês aqui neste documento, fica tranquilo de entender a diferença em cada sistema:
especificamente nas máquinas xp e 32 que vc estava tendo dificuldade, ficam aqui as dicas, principalmente as destacadas (**) podem ter ficado de fora dos nossos testes anteriores:
instalar um matrikon OPC simulation server, além de ter as variáveis simuladas, fica fácil conferir se o Windows está todo OK para OPC
desativar o firewall do windows
em “meu computador” abrir “ferramentas -> opções de pasta”, entrar em “modo de exibição”
** 4) procure “Usar compartilhamento de arquivos simples (recomendado)” e DESATIVAR essa opção
iniciar > executar > DCOMCNFG
Raiz do console > Serviços de componentes > Computadores
botão direito em “Meu Computador” > Propriedades > acessar a aba Segurança DCOM
liberar permissões para usuários críticos: acione o botão “Editar Limites…” de cima (Permissões de Acesso)
** 8.1) permitir Acesso Local e Acesso Remoto para cada um dos seguintes usuários:
TODOS
LOGON ANÔNIMO
INTERATIVO
SYSTEM
REDE
se esses usuários não forem mostrados, clique “Adicionar” e digite exatamente o nome conforme visto acima, adicione todas as permissões.
dê OK para voltar para a segurança DCOM e acione o botão “Editar Limites…” de baixo (Permissões de Inicialização e Ativação)
** 9.1) permitir Inicialização Local, Inicialização Remota, Ativação Local e Ativação Remota para cada usuário (os mesmos acima!!)
adicione uma senha para seu usuário no windows XP.
configure o ScadaBR do jeito já conhecido (usando localhost e domínio em branco, ou nome da máquina e “workgroup”, etc). do mesmo jeito que vc conseguiu nas máquinas que funcionaram.
ufa!.. DCOM é isso aí…
se passar tudo direitinho, na pior hipótese precisa restartar a máquina entre os passos 10 e 11.
olha, aqui funciona!!
se depois disso nada funcionar, vamos ter que comprar um livrinho de DCOM e mergulhar nisso…
Boa tarde a todos ! Depois de 03 dias brigando com o CLP, consegui finalmente comunicar o ScadaBR com o Micrologix 1100 por OPC DA, depois de configurar a DCOM com as portas corretas e configurar também no RS LINX foi so inserir os TAGS nos Datapoint e configurar a representação gráfica, e detalhe estou usando a comunicação do PC com o PLC via wireless por um roteador Dlink doméstico, tudo funcionando 100% !!
Bom dia Martine.
Tem como você compartilhar, como conseguiu comunicar com o ML1100 e o ScadaBr, os passos que vc tomou, aqui termos que comunicar via ethernet também, fico grato pela atenção.
Bom dia Goulart, o que eu fiz foi seguir os passos indicados para liberação da DCOM e o restante do trabalho é puramente no RS Linx, fato importantíssimo, você SOMENTE conseguirá comunicar o micrologix via OPC Server se a sua versão do RS Linx for Gateway ou Superior, a RS Linx Lite não comunica pois é travada.
De posse do RS Linx Gateway eu configurei o driver para ler o ML1100 pela Ethernet e na aba DDE/OPC cliquei em Topic Configuration, em Topic List eu acrescentei um novo projeto e do lado direito cliquei no endereço IP do Micrologix que aparece no Autobrowse, depois é so clicar em Apply e depois em Done.
Agora no Scadabr eu criei um datasource OPCDA e coloquei as seguintes configurações:
Propriedades OPC DA
Nome: " O Seu projeto ou a seu critério "
Export ID (XID): Deixar como esta ( Uso interno do Software )
Host: o Host Local da sua maquina, no meu caso " localhost "
Dominio: " O nome da sua maquina ( Não é o grupo de trabalho )"
Usuário: " O usuario do seu login Windows ou a que você liberar na DCOM "
Senha: " A senha do seu login Windows ou a que você liberar na DCOM "
Servidor: Clicar no Drop down e se o RS LINX estiver rodando ira aparecer " RSLinx OPC Server "
Período de Atualização: " A seu critério ", não recomendo menor que 1 segundo pois no meu caso o gráfico fica piscando, praticamente impossibilitando a leitura, o pessoal do ScadaBR esta trabalhando na resolução deste problema ( Alow Victor, não esquece deste tópico hein ??..rs)
Modo de criação: Adicionar Tags
Acrescido estes itens salvar o Datasource e ir para o campo Adicionar Tags:
o Tag que você ira inserir seguirá o Padrão Rockwell que é o nome do projeto que você criou no RS LInx no DDE/OPC e o endereço da mesma maneira que é escrito no RSLogix500, exemplo:
[Nome do Seu Projeto]B3:0/0 - Clicar em validar e se tudo estiver correto ele ira aparecer o tag como valido e com o ícone em verde, dai é so adicionar como Datapoint, vale lembrar que o nome do seu projeto tem que estar entre conchetes, isso para o RSLinx, não testei com outro PLC ainda.
A Observação que tenho é que na interface gráfica terá que " rebolar " um pouco com o uso de Scripts pois os Tags estão vindo como valor numérico, então para criar botões de liga e desliga terá que criar Scrips para inserir 0 e 1 dentro das Bit Files, datapoints do tipo Booleana não são aceitas nesta aplicação.
Basicamente é isto, qualquer outra duvida estou a disposição para ajudar.
meu nome é Carlos, faço engenharia de controle e automação.
Estou desenvolvendo um trabalho onde utilizamos o "CODESYS V3.5 SP3 Patch 5" para fazer a programação de um PLC. O codesys já vem com um simulador de PLC onde fazemos o download do código. E estamos usando o ScadaBr para fazer a tela do supervisório do sistema.
Fiz um código simples no codesys, fiz o download no plc do codesys, configurei o opc de acordo com uns tutoriais me passados. Para testar se as configurações do OPC funcionaram eu usei o "MatrikonOPC Explorer" e por ele consegui visualizar e até modificar as variáveis do PLC.
Então fui para o ScadaBR. Fui em data sources, OPC DA. no nome coloquei "teste", em host coloquei "localhost", em dominio coloquei "localhost", usuário e senha eu coloquei o usuário e a senha do meu computador(que só tem o usuário de administrador)(antes não tinha senha, então coloquei uma senha).
quando clico em atualizar aparece: access is denied...[0x00000005].
o que fazer ? não estou conseguindo resolver o problema...