Opc da lento

Bom dia galera,

Estou desenvolvendo uma aplicação no SCADABR, para trabalhar comunicando com um SLC5/03 da Rockwell. O sistema está se comunicando via OPC DA e consigo ler os Data Points normalmente. O grande problema é taxa de amostragem que o SCADABR está me trazendo, pois ao adicionar uns 5 Data Points a taxa de atualização fica muito lenta (30 segundos / atualização), mesmo solicitando amostragem de 1 segundo. Já tentei tirar a opção de gravar os dados do data point, porém sem êxito. Em uma tentativa frustrada, tentei utilizar um data point por conexão no Data Source, o que me deu um bom resultado, consegui atualizar os mesmos na velocidade de 2 segundos. Infelizmente, vou precisar de mais de 500 Data Points, o que é significaria ter 500 conexões OPC DA para resolver a situação. Sei que o PLC atualiza na faixa 300 ms os dados no computador, pois ao efetuar um teste de conexão OPC pelo software da Rockwell o mesmo informa a velocidade de atualização. Outro fator que prova a atualização rápida do dados do PLC é o antigo supervisório que estou substituindo. 

Peço que me auxiliem, talvez eu tenha me esquecido de fazer algo.

Oi Erik,

O OPC do ScadaBR tem diversas peculiaridades, e se você procurar aqui no Forum, tem bastante gente usando e batendo cabeça com ele.

Ainda não foi desviado recurso de desenvolvimento para atender a essa necessidade, mas a gente já conhece alguns motivos que causam problemas com o OPC. A maioria é referente a configuração adequada do ambiente e depois, a utilização do java7 que corrige alguns problemas de estabilidade do protocolo.

Um bom começo é ler os tópicos anteriores para entender quanto a maturidade do OPC no projeto

http://www.scadabr.org.br/?q=node/710

Já estamos testando uma solução dos scripts com o java7, e as primeiras impressões são boas. Devemos lançar em breve um release compatível com java7.

E se possível, verifique os logs do ScadaBR para identificar algum possível erro... isso seria o mais útil para encontrarmos respostas =]

Abs e boa sorte!