Mudar a fonte de um datapoint simples na graphic view

Gostaria de saber se é possível usar uma fonte para imitar um controlador de 7 segmentos em uma visualização grafica. Eu ja tenho a fonte instalada no computador.

obrigado.

Olá ScadaMan,

Eu sei que dá para escrever um texto com a fonte que quiser usando o componente “HTML”, lá vc pode usar códigos html para selecionar a fonte que vai usar, tamanho, negrito, itálico, dá até para criar tabelas e outras coisas por lá, ícones com link, tipo botões.
O problema é mostrar o valor de um datapoint dentro de um html, isso não sei como fazer, se tivesse como, seria fácil editar e deixar do jeito que vc quer.

Bom, vou deixar a continuação da ajuda para o pessoal do desenvolvimento, só escrevi para dar um empurrão e pq tava mto tempo parada sua pergunta.

Abraço!

Olá Scadaman,

Você pode fazer uma combinação de HTML/JS/PHP utilizando API do ScadaBR para operações mais complexas ou que exijam uma entidade gráfica ao seu gosto.

O caminho é ler o wiki do ScadaBR referente à API e partir daí.

Abraços

sugestão:

use o componente “server-side script” ou “script para servidor”

o uso dele basicamente é o seguinte, adicione o componente, selecione a variável(datapoint) do script e escreva um código-fonte que vai “retornar” o conteúdo para o browser. esse retorno será uma string que pode conter tags HTML à vontade e outros textos que desejar. A palavra-chave “value” retorna o valor do datapoint, permitindo fazer a atualização dinâmica do componente.

Exemplo 1

return (“olá”);

vai escrever “olá” no browser.

Exemplo 2

return (value);

vai mostrar o valor simples, como um datapoint comum

Exemplo 3

return (
“<b>” + value + “</b>” );

vai retornar o valor do ponto, porém cercado das tags html e , ou seja, o valor vai aparecer em negrito

Exemplo 4

return (
“<font size=+2 face=Arial color=red>” + value + “</font>”
);

vai retornar o valor do ponto, em vermelho, com fonte grande.
e assim por diante :wink:

um pouco de conhecimento em HTML e javascript ajuda bastante, inclusive dá para escrever comandos mais elaborados com condicionais, drop-down, caixas de seleção etc.etc.etc.

alguns exemplos mais avançados são encontrados no forum do mango:
http://mango.serotoninsoftware.com/forum/posts/list/598.page#2859

espero que ajude!

grande abraço
victor

2 curtidas

Apenas uma observação, ao receber os códigos pelo e-mail eles podem estar bastante desformatados por causa das tags HTML. Veja os códigosaqui no proprio fórum que tudo fica formatado blz.

http://www.scadabr.org.br/?q=node/152#comment-465

victor

Boa noite amigo, estou com o mesmo problema e não consegui utilizar esse código. Somente os 2 primeiros.

Após muitos testes conseguir mudar a fonte do datapoint diretamente nele!
no atributo de COR coloque por exemplo

red; font-size: 18px;
se quiser deixar em negrito adicione no final
red; font-size: 18px; font-weight: bold;

Pronto você mudou a cor de fundo e o tamanho do datapoint direto nele!