Monitorar uma váriavel / Script sempre executado

Boa tarde!

Pessoal, gostaria de pedir ajuda para uma coisa aparentemente simples, mas que eu ainda não precisei fazer.

Queria manter um sinal indo e vindo do CLP para ter certeza que a comunicação ModBUS não parou em momento algum e acionar um alarme quando e se isso acontecer.

Eu consigo executar scripts com botões e outras situações, mas não sei como manter um funcionando em segundo plano permanentemente, e também não sei como isso afetaria a performance já frágil do meu sistema.

Agradeço qualquer ajuda que surgir.

O ponto de monitoramento do modbus não serve?
Ao criar o datasource já pode acrescentar esse monitoramento. Eu uso ele para controlar slaves modbus ip e serial e sempre me atendeu.

Como que faz para acrescentar esse monitoramento?

Você diz setar a caixa “criar pontos de monitor de escravo”?

E como faço para utilizar esse monitoramento? Para armazenar e para setar outros datapoints?

Muitíssimo obrigado pela ajuda!

Voltei aqui!

Bom, não sei se era o que você tinha sugerido, mas uma coisa que eu não tinha usado ainda eram os meta data sources.

Criei um e coloquei o script de contexto com a variável que eu precisava.

E parece estar funcionando.

Vou adicionar um meta data source para cada variável que eu preciso monitorar e depois fazer relatórios das informações que eu preciso.

Se tudo der certo eu retorno aqui e aviso que foi resolvido.

Bom, na primeira imagem você criou esse datapoint. Portanto, se tiver 1, o scada está se comunicando. Quando está 0 você corre para ver o que aconteceu. Agora na segunda criou uma outra rotina. Vale tentar as duas formas.

Farmsid, a comunicação está funcionando. Eu já estou com o sistema quase pronto.

Mas agora eu queria monitorar algumas variáveis e fazer ações baseadas nessa monitoração. Do tipo, caso a entrada I12.0 do CLP estiver em 1 por mais de 2segundos (significa que o disjuntor desarmou), gerar um alarme, acionar um sinalizador e depois gerar relatório com essas informações.

Bom…

Eu criei os vários Meta Data Points, fiz um que associava todos para dar o alarme, depois fiz um point link para poder acionar a saída do CLP para acionar o alarme.

Quando eu tinha apenas 2 data points e estava fazendo os testes, tudo funcionou normalmente.

Mas quando eu terminei…



Rapidamente o uso de CPU foi pra 100% e tudo travou, parou, nada funciona, não consigo nem parar o serviço do TomCat. Ele trava…

Usar meta data sources consome tanta CPU assim? Qual é uma alternativa, afinal, tem gente que consegue rodar o ScadaBR em raspiberryPI e a minha máquina é bem mais forte.

Agradeço qualquer ajuda da comunidade.

EDIT: Joguei para minha máquina de trabalho o servidor só pra ver como ficava o consumo de processamento. A monitoração dos Meta Data Points consome ente 25 e 30% de um Core i5 8300H… Pelo menos o processamento é multi-núcleo, já que ocupa igualmente todos os 8 threads…

1 curtida