Monitoramento e Gerenciamento de CNCs

Olá, pessoas!

Então, sou estudante de Redes de Computadores, nesse semestre apresento o meu TCC. Nele tenho que criar a infraestrutura de rede de uma empresa, que no caso é fictícia.
No meu projeto decidi criar uma empresa de usinagem de precisão com vários CNCs e Centros de Usinagem.
Ai que o SCADA entra, eu acho!

Na minha ideia, queria que os Programadores/Preparadores das máquinas, em alguns PCs em uma sala, possam monitorar informações como a quantidade de peças produzidas, item que está em produzido, se a máquina está em operação, se informou algum alarme, se ela está para e a quanto tempo, etc. Além disso, que eles possam fazer uploads de programas de produção (em Liguagem G,eu creio) de maneira remota também e que os gerentes, tenham acesso para visualizar essas informações, que pode ser via Web mesmo. Isso tudo remotamente para aprimorar e agilizar a produção.

Li alguns artigos que diziam que é possível fazer com SCADA, mas não conheço nenhuma aplica e muito menos como funciona EXATAMENTE.

Outra dúvida, como que precisa ser alocada o sistema, tenho que ter um servidor para recolher as informações e salvar em um banco de dados,  e uma aplicação nos PCs dos programadores para requisitar essas informações?

As únicas informações que achei melhor sobre o tema são em Site de empresas, e não quero ficar ligando pra perturbar os caras!


AGRADEÇO MUITO! 
PS: Já estou desesperado!!!!!!!!