Tenho pretensão de fazer um monitoramento de energia elétrica usando o ScadaBr + Arduíno. Mas utilizando um sistema híbrido de energias (solar + eólica). Requisitos do sistema que quero adotar:
Monitoramento da rede tanto da parte solar quanto eólica
Gráficos das duas energias ( de preferência juntas e separadas)
Controle / Acionamento de mecanismos externos com base nas variáveis obtidas através do monitoramento (como enviar um email ou sms, por exemplo, se uma variável x que está sendo medida ultrapassar um certo valor)
“- Por quê Arduíno?” = Pois é mais fácil para mexer. Tenho consciência que, talvez seja o caso de um Raspberry, ou utilizar um microcontrolador/microprocessador específico. Já vi aplicações (não como a pretendida) com o PIC18f4550.
Eis as questões:
O que pretendo fazer é possível?
Do que precisarei?
Alguém já fez algo parecido?
Desde já, agradeço —muito-- a quem possa contribuir comigo, dedicando seu tempo, atenção e paciência. Muito obrigada.
tudo que falou é perfeitamente possível. Eu tenho isso parcialmente. No meu caso é só a solar. Mas acredito muito que é semelhante para a eólica.
O que precisaria, vai depender muito do projeto. Eu sugiro vc descrever mais, e demostrar isso no post. Ai podemos ir ajudando.
Estarei de olho no projeto. No que eu puder ajudar, pode contar comigo.
Eu ainda possuo dúvidas quanto como integrar o ScadaBr no sistema como um todo, pois nunca (até agora) mexi com ele. Se houver dúvidas ou erros no esquema, por gentileza, me informe que eu explico ou corrijo. Obrigada.
@Jordana_Carvalho
é bem isso que precisava fazer. Começar a mostrar o planejamento. Assim, rapidamente quem puder pode te ajudar.
Como te disse da parte solar eu entendo.
Na função de medidor tenho um amigo que tem um projeto com o ESP8266 medindo parâmetros elétricos e que fala MODBUS IP. O ScadaBR faz a captura das informações e armazena.
O servidor pode estar nas nuvens, ser local num micro comum ou no raspberry.
Acho que pode começar a descrever o que quer ver de cada um e as logicas de controle.