Modbus

Olá,
Gostaria de primeiramente parabenizar toda a equipe de desenvolvimento pelo ótimo trabalho que estão fazendo. O ScadaBR está ficando cada vez melhor!!

 Estou trabalhando numa aplicação de comunicação com um equipamento via Modbus RTU

e o ScadaBR. Consigui estabelecer a comunicação tranquilamente, porém tem algumas questões que eu gostaria de colocar a respeito disso:
- Não é possível criar uma Tag que seja “somente de escrita” Modbus; ou elas são somente leitura, ou leitura / escrita;
- Percebi que a função Modbus 16 - Escrita Multiplos Registers não está implementada, somente estando a função 06 - Escrita Slngle Registers;
- Não sei quanto a vocês, mas pra mim seria mais fácil de se trabalhar com o Bloco Modbus se fossem criadas as Tags conforme o código da função, por exemplo: função 03 - Leitura de Holding Registers, função 04 - Leitura Input Registers, … , função 06 - Escrita de Single Register, etc… ou criar as Tags com as opções “Somente Escrita”, “Somente Leitura” e “Escrita/Leitura”;

Obrigado,

Att,

Samuel

olá samuel,

registrei suas sugestões, realmente tem detalhes e facilidades que só com o uso constante é que é possível perceber.

principalmente essa questão do comando 16 vamos verificar, pois pode impactar na performance.

quanto as tags ser por bloco de função, eu pessoalmente estou acostumado com o modo atual que é por registrador. quem sabe se mudasse as legendas do dropdown para que mostrem também o número da função, algo como “03 - Holding Registers” para quem está acostumado dessa forma…?

mande notícias sobre sua aplicação,

abraço