Oi Douglas, obrigado pela resposta.
Vi os tutoriais. O modem que eles apresentam lá como da Informat é da Itech:
http://www.grupoitech.com.br/detalhes_produto.php?id=387&pag=wireless&idioma=br
Eu estou em contato com eles, inclusive por enquanto é a melhor solução que encontrei, pois, além deste modem, eles possuem uma UTR já com o modem embarcado e que possui uma quantidade de I/Os suficiente para a minha aplicação:
http://www.grupoitech.com.br/detalhes_produto.php?id=403&pag=wireless&idioma=br
Minha questão se referia a uma solução de outro fornecedor, a Infinium:
http://www.infiniumautomacao.com.br/produto.php?id=21
Lá me informaram da possibilidade que descrevi acima, de o modem estabelecer a conexão diretamente com o Scada e a partir daí se tornar escravo. Mas pelo jeito o uso do datalinker também deve funcionar para este equipamento, se é que esse já não é o caso e a pessoa que me atendeu não soube explicar isso.
Porém, para mim a melhor solução seria o uso de um DNS dinâmico, pois aí a comunicação fica transparente sem a necessidade do datalinker, que necessita um PC com interface gráfica ligado o tempo todo. Eu já tenho um servidor Linux na empresa, onde roda o ScadaBR, se pudesse dispensar outro computador ligado direto seria uma boa, além de diminuir as interfaces entre o supervisório e o modem GPRS.
Até agora, o único modem que vi no mercado brasileiro que é capaz de propagar o próprio IP é o da Phoenix Contact. Ontem encontrei alguns importados, como os da Moxa, mas não pesquisei direito ainda. Se tiver interesse no assunto, posto posteriormente aqui os resultados da pesquisa. Mas estes são apenas modems, não possuem I/Os, ou se possuem, são apenas digitais, enquanto eu preciso de entradas analógicas de 4-20 mA também.
Se tiver interesse no assunto, vamos trocando experiência.
Abraço.