Modbus Serial

Estou tentando criar um datasource para um PLC Telemecanique Twido TWDLCAA10DRF, com comunicacao Modbus/Serial. Com o software do PLC tudo certo, estou conectando nele e fazendo os ajustes; porém no scadabr quando tento criar um datasource com Modbus/Serial no item “port” aparece a seguinte mensagem em vermelho “Comm configuration error. Check that rxtx DLL or libraries have been correctly installed”.

Como posso resolver isso?

Obrigado.

Baixe este arquivo http://www.jcontrol.org/download/files/rxtx-2.1-7-bins-r2.zip

Depois de descompactar:

  1. Copie cole o arquivo RXTXcomm.jar na pasta jdk1.6-home\jre\lib\ext

  2. Feito isso se o SO for windows copie e cole rxtxSerial.dll na pasta jdk1.6-home\jre\bin
    Se for Linux copie e cole librxtxSerial.so na pasta jdk1.6-home/jre/lib/i386

Onde jdk1.6-home é local onde esta instalado o JRE (geralmente C:\arquivos de programas\java)

Reinicie o tomcat e pronto.

Att.
Fernando

Olá,

Para conseguir comunicação serial a partir do ScadaBR é necessário usar a biblioteca RXTX. que pode ser obtida no site oficial do projeto em http://users.frii.com/jarvi/rxtx/.

O arquivo zipado que estou usando é o rxtx-2.1-7-bins-r2.zip. Após baixado, deve descompactar o arquivo e seguir as instruções no arquivo INSTALL. Basta copiar alguns arquivos para as pastas indicadas.

Depois seguir as instruções deve-se reiniciar o Tomcat para que a biblioteca possa ser carregada pela JVM. Imagino que depois disso, não deve haver problemas para comunicação.

Blz pessoal… funcionou a comunicação agora!

Vlw!

Fiz todos esses passos e não consegui resolver o problema…será se é pq to usando o JDK 6.0_25 ou alguem tem ideia do q pode ser?
obrigado

amigo vinimass , nao consigo configurar o twido para comunicar , voce esta usando alguma macro com . para isso .

grato

Ola vinimass estou comecando um projeto para automacao de uma caldeira pequena que usa o twido para controle. Esse projeto e para o meu tcc gostaria muito de obter sua ajuda. me explique como vc fez para comunicar com o plc. desde ja agradeco obrigado.

Boa tarde,

Baixei ontem o ScadaBR e estou começando a fazer alguns teste, eu utilizo muito o Elipse Scada, porém para pequenas aplicações o custo é inviavel.

Estou tentando uma comunicação Modbus serial com um CLP da marca Delta, porem antes mesmo de eu conectar os cabos ja me deparo com o seguinte erro : " Comm configuration error. Check that rxtx DLL or libraries have been correctly installed. ", realizei os passos indicados pelo Fernando, mas não surtiu efeito, alguém sabe o que esta ocorrendo ? estou utilizando SO Windows 7.

Obrigado,

Att,

Marcel

Você está usando no windows direto ou via máquina virtual? Isso é um erro de porta serial, verifique se a porta está configurada, se não tem nenhum outro aplicativo usando, ou coisa do gênero.