Modbus ip

Bom dia, pessoal se vocês poderem me ajudar ficarei muito grato.

estou tentando fazer um projeto no scadabr para fazer comunicação com o (CLP-twido) da schneider via rede mais não to conseguindo fazer a comunicação. eu acho que estou errando na configuração do data source.

se alguem poder me dizer como fazer essa configuração ira me salvar.

desde ja agradeço a todos.

Olá, verifica se o CLP comunica mesmo em Modbus IP ou se não é apenas em Modbus Serial (RTU), as vezes precisa de um módulo para comunicar em Modbus IP, feito isso, a primeira comunicação sempre é serial, para definir o IP do CLP, a porta de comunicação e outras configurações ...

Só aí então deve tentar a comunicação em modbus IP, o manual é sempre a melhor alternativa. Leia-o, cada equipamento tem uma particularidade.

Att

Eng. Fábio

Elton e Fabio,

também estou trabalhando em um caso que usa o modbus IP.

Mas minha duvida é que o equipamento ( um modulo gsm/gprs da pigeon) usa esse modbus ip, porém ele tem senha de acesso. No campo do scadabr para esta comunicação não tem onde colocar a password.

Já se deparou com isso? Esse modulo que estão usando pede senha? E onde vcs colocam?

Fabio consegui fazer a comunicação modbusip mais não cheguei no resultado que eu quero ainda algumas dúvidas sobre alguns campos que tem nas configurações do data source como:

1° pesquisa de nós modbus. para que serve isto??

2° meu equipamento CLP(twido) tem um escrvavo uma OTB com uma outra rede configurada nele como faço para conseguir essa configuração ??

Farmsid peço desculpas mais esse é meu primeiro contato com o scadabr e não sei absolutamente nada sobre esse tipo de comunicação mais se eu descobrir postarei aqui no forum blz.

desde ja agradeço a vcs.

Farmsid, como funciona esta autenticação, é para comunicar em modbus ip mesmo? Não lembro de já ter visto isso..

Elton, essa pesquisa por nós como o nome já diz, é apenas uma pesquisa, não precisa ser preenchida para efetuar a comunicação, serve para procurar os equipamentos pendurados numa mesma rede, assim como os outros quadros servem para procurar as portas sem precisar adicionar elas, habilitá-las e ir na Watch List para ver se deu certo, é um método mais prático apenas.

Existem alguns erros na sua pergunta, o OTB não é um escravo do Twido, na verdade ambos são escravos do ScadaBR, quando se usa um Scada, a topologia muda, vc até poderia ter um CLP como mestre e outro como escravo, mas se ambos estão comunicando com um sistema Scada, o Scada será o mestre e os CLP's serão os escravos, a configuração nestas redes pode ser um pouco mais complicada, achei um material que parece um pouco com o que vc está usando, porém, sem o Scada. http://www2.schneider-electric.com/resources/sites/SCHNEIDER_ELECTRIC/content/live/FAQS/35000/FA35093/pt_BR/Ex_MCom_TWD_2Tesys_u_OTB_Zelio_MB_RW_TWSUITE.pdf

Você precisará definir os ID's dos escravos, "1" para o Twido e "2" para o OTB e assim por diante, se complicar muito, considere contratar um suporte do ScadaBR, a menos que seja um projeto caseiro.

É isso, Abraço!

Eng. Fábio

Obrigado pela ajuda vou ler o material que você mandou e qualquer coisa vou analizar a opção do contrato do suporte.

qualquer dúvida entro em contato.

desde já agradeço a ajuda.

Fabio,

então, essa autenticação é o equipamento escravo que possui.

Como estou tentando conectá-los e não consigo estou inferindo que ele não está autorizando pegar os dados. Não tem nenhum campo no scadabr para autorização.

Estou estudando feito doido para ver se consigo resolver.

até

Então Farmsid, parece que a autenticação não vai rolar pelo ScadaBR, talvez precise utilizar um servidor OPC que converse em Modbus IP e realize essa autenticação ou um gateway que faz a mesma função.

Att.

Eng. Fábio Durão

Fabio,

realmente já estou cogitando essa alternativa. Mas não gostei de ver que não existem servidores OPC para linux. Isso acaba me amarrando já que o scadabr está sob linux.

Será que a alternativa será entrar no core do scadabr e fazer esta alteração?

Criar um driver como um outro amigo sugeriu?

Já estou estudando mais sobre esse servidor OPC. Se souber de alguma iniciativa livre nos avise.

Até

Então Farmsid, recentemente precisei de um servidor OPC e pelo tempo e facilidade optei por Windows, mas se estivesse fácil, ou um pouco mais difícil apenas, escolheria o linux com certeza. Uma alternativa é exportar seu projeto e reinstalar o sistema operacional (Windows), muito mais fácil, mas se precisar muito do linux e tiver coragem, creio que existem outras formas:

1 - Mexer na programação do protocolo do ScadaBR talvez pareça algo simples, mas creio que vão surgir muitas dúvidas no processo;

2 - Criar um driver vai ficar pior ainda, isso é só para quem realmente entende de programação e especificamente de como funcionam os protocolos;

3 - Acho que outra alternativa seria ler estes posts:

http://linuxopc.info/

Aqui ele fala sobre formas de implementar o OPC no linux e no final ele pergunta se você quer realmente usar o OPC ahUhAIUhAIha, engraçado, porque segundo ele existem problemas difíceis de solucionar em OPC, aí ele fala de outras alternativas para integração fora o OPC, COBRA e DCE, pessoalmente não conhecia nenhuma delas;

http://openopc.sourceforge.net/

Este post parece ser a solução mais ideal, ele implementa o OPC DA em python, que é mais dinâmico e leve que o C++ proposto no outro post, e consegue instalar em diversos sistemas operacionais, no exemplo ele implementa um OPC da Matrikon, bem interessante, depois precisaria integrar provavelmente com este servidor http://www.matrikonopc.com/opc-drivers/opc-modbus/base-driver-details.aspx , só resta saber se este servidor OPC vai conseguir realizar a autenticação que você precisa, mas é só ligar na matrikon que o suporte informa isto. Você pode pegar um servidor OPC virtual, para testar a comunicação ScadaBR -> OPC, feito isto, do OPC para o Modbus IP, a matrikon garante.

Att.

Eng. Fábio Durão

Amigo não sei se ainda serve para voce essa informação. Mas ficara registrado para todos que tiverem esse problema.

Ja precisei me comunicar com uma USCA de um Gerador via modbus e não estava conseguindo de forma alguma. Ao utilizar o próprio supervisório do Gerador percebi que o mesmo tinha uma senha. E utilizando um programa de escuta do canal serial verifiquei todo o pacote modbus e vi que ele escrevi em uma determinada registro antes de ler todos o registro. Ai necesse caso apenas imitei no meu supervisório escrever nesse primeiro registro e so assim era liberado a leitura dos demais registros.

Foi assim que resolvi meu problema em me comunicar com um equipamento com senha.

othon.ma,

que boa a sua observação. Interessante. Você escutou a serial com que programa? Poderia só dar mais detalhes, ou quem sabe, gravar um video, etc.

Então vc tem um programa que fica lendo o que está na serial. Dai vc decodificou e viu que ele estava escrevendo antes de ler. É isso?

 

Amigo,

Utilizei o programa Serial Port Monitor, para ver o pacote de comunicação entre o supervisorio e o equipamento.

Deixei configurado o software para me mostrar em Hex, para que eu pode-se decodificar o pacote.

um exemplo de escrita seria : 01 06 00 01 00 09 18 0C

primeiro byte 01 - endereço do escravo;

segundo byte 06- função que é escrita de um unico registro

terceiro e quarto 00 01 - registro que onde sera escrito

quinto e sexto 00 09 - valor que sera escrito no registro no caso o valor é 9 e o registro é 1;

setimo e decimo é o CRC 18 0C;

existem varios manuais pela internet que explica o telegrama modbus

um dele que achei bem didatico é do equipamento da weg

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-cfw700-manual-da-comunicacao-modbus-rtu-10000832468-manual-portugues-br.pdf

 

 

Olá!

Vou comunicar o ScadaBr com um plc, utilizando o ModBus TCP/IP. Já utilizei essa configuração com o plc e uma ihm. Estou com dúvidas quanto a configuração do Data Source, no campo: "Leitura de dados ModBus", alguém pode me ajudar? Existe algum exemplo pronto? Alguém já utilizou um plc virtual para testar a comunicação?

Grato!