Estou desenvolvendo uma aplicação com supervisão de um processo controlado por CLP, e encontrei alguns problemas no protocolo Modbus ASCII.
Seguem os problemas:
-
Não é possível ler mais de 10 data sources tipo holding registers. Quando deixo ativos mais de 10 data sources tipo holding registers, alguns pacotes de informação, sobretudo a leitura dos data sources tipo binário, deixam de ser enviados.
-
O sistema agrupa os data sources tipo binário, para resumir os pacotes de dados enviados. Isso é muito bom para a eficiência e velocidade de comunicação. Porém, na aplicação que estou desenvolvendo, o endereço das saídas (campo Offset (0-based)) é de 500h, e o endereço dos binários auxiliares é de 800h, de modo que quando solicitei que efetuasse a leitura de um data source com endereço 500h, e outro datasource com endereço 800h, o scadabr emitiu apenas 1 pocote de dados de leitura na extensão de 300h, e o CLP não responde uma solicitação de leitura tão “comprida” de endereços. Sugiro que determinem 32 como o número máximo de leituras de datasources tipo binário por pacote.
-
Da mesma forma como o sistema agrupa os datasources tipo binário, ele assim o faz também para os datasources tipo holding register. Sugiro que determinem 8 como o número máximo de leituras de datasources tipo holding register por pacote.
Estou a disposição para demais esclarecimentos. posso ser encontrado também no e-mail/msn fabricio_pasinato@hotmail.com e no telefone (54) 91725633.
Espero ter colaborado com o ScadaBR e fico no aguardo das soluções dos problemas deste driver.
Obrigado!