Mensagem de alarme do scadaBR

Oi, tudo bem?

Estou usando o scadaBR para meu projeto de pesquisa em controle supervisorio. Estou comunicando um clp altus configurando modbus como RTU escravo e está aparecendo em alarmes uma mensagem : "17:26:52: ‘Sensores’: Exceção do modbus master: " sendo sensores o nome do datasource e uma outra mensagem "‘Sensores’: Exceção do modbus master: No recipient was found waiting for response for key com.serotonin.modbus4j.serial.SerialWaitingRoomKey@3e1 " e em TEmpo de inatividade, diz, retornou ao normal, bom eu não sei o q isso significa, porq no watchlist estou visualizando os sinais, tem a ver com a comunicaçao com MOdbus?, o q é q isso significa?
Desde já grata pela resposta,

Nicole

Olá Nicole!

Essa notificação indica que o seu datasource “Sensores” não estava conectado ou não respondeu ao pooling do sistema. Neste log o ScadaBR indica a hora da ocorrencia e adicionamente a classe que implementa essa função (modbus4j).

Essas notificações de alarme podem ser alteradas e ate mesmo desabilitadas (embora não recomendável) nas propriedades de configuração desse datasource.

Todos os alarmes e notificações ficam ativas no painel de alarmes até que você “Tome Conhecimento” da ocorrencia. Você pode reconhecer todos os alarmes de uma só vez.

Para não ter que alterar as propriedades de notificação dos alarmes você pode simplesmente desabilitar a datasource sempre que o CLP não estiver conectado.

Este sistema é incrivelmente simples e totalmente configurável, boa sorte com seu projeto!

open source rulez!
Att.
Fernando

também acho que pode ter sido uma falha temporária na comunicação. como o fernando mencionou vc pode desabilitar alguns alarmes de datasource (na própria tela dos datasources).

não conseguimos reproduzir o erro por aqui :frowning:
mas veja que tem um problema bem parecido no fórum do mango.
http://mango.serotoninsoftware.com/forum/posts/list/532.page

espero que o tópico lá ajude;

lembrando que regularmente atualizamos o ScadaBR para o novo mango, já que é um componente central do nosso scada. experimente a versão 0.6 talvez… de qualquer jeito na 0.8 vamos incorporar esse update.

abraço