Caros colegas,
quero fazer uns teste com o scadabr para poder aprender mais na pratica, e preciso de uma apostila alguma coisa que me direcione para poder fazer um teste, igual como tem um que um professor fez usando o scadabr como mestre e um arduino como escravo,ele ligava o cooler.
agredeço desde já a atenção de todos.
Prezado Dino
O melhor caminho hoje para iniciar é ler todo o “Iniciando o ScadaBR” e, principalmente, assistir aos vídeos no youtube na sequência. Em pouco mais de 1 hora vc deve estar pronto para instalar o ScadaBR e fazer as primeiras brincadeiras.
https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/iniciando-scadabr
Os vídeos estão todos linkados no site acima, e compõe parte do material usado nas aulas para iniciantes ou mini-palestras. Material mais avançado poderá ser encontrado no próprio site, ou então nos cursos que são realizados (veja seção novidades no site aqui ScadaBR ).
Se tiver dúvida específica sobre algum equipamento ou protocolo, por favor postar indicando qual o equipamento, modelo, etc., e ajudaremos no que for possível.
Realmente muito interessante a idéia de ter um tutorial completo, apenas precisamos escolher um voluntário pra ser o galã do vídeo! Enquanto o vídeo não sai, estude também o manual que está muito completo.
abraço
queria saber quando vai ter um treinamento aqui no rio de janeiro?ou se tem algum agente que faz esses treinamentos aqui no rio ?
agradeço pelo retorno …da pergunta sobre um pequeno projeto scadabr
Boa tarde Dino,
Estamos planejando cursos nas principais capitais e pólos industriais agora no primeiro semestre deste ano, infelizmente ainda não temos o local no RJ.
Quem puder indicar um local (indicar também o responsável) pode encaminhar para o contato@scadabr.org.br
Principalmente em universidades e escolas técnicas, onde normalmente tem um auditório ou pequeno laboratório de automação/informática.
O ideal para fecharmos a ida até a cidade é uma turma com pelo menos 12 alunos, mas acredito que no RJ seja tranquilo, fazendo a divulgação com antecedência.
abraço
Victor
Caro vitor,
eu moro perto do senai-benfica que é o principal polo de automação do rio de janeiro em nivel tecnico, tambem conheço a pedagoga de lá, posso tentar contatos para ver se consigo forma uma turma, infelizmente não posso garantir, mas já ajudaria se soubesse como é feito o treinamento e o valor, se pode dividir,pagar no cartão ou etc…com essas informações poderia ajudar bastante. Posso Fazer contato com outras escolas tecnicas.
Eu tenho todo interesse em desenvolver atividade comercial em cima dessa plataforma mas preciso aprender mais sobre o scada, além disso quero contribuir como desenvolvedor do scadabr, mas um passo de cada vez.
Caro vitor
Tenho um terrivel duvida, como faço para poder implementar uma comunicação mestre-escravo via microcontrolador ?pode ser de qualquer modelo é apenas pra eu dar os primeiros passos.Queria pelo menos uma direção.pra que possa desenvolver com as proprias ideias.
vi alguns videos com datsourceModbus mas ainda não foi suficiente para eu poder implementar um circuito de comunicação proprio.