Limitações driver DNP3

Olá,

gostaria de saber as limitações do driver DNP3, por exemplo, se tem suporte para "menssagens não solicitadas", solicitação de classe 0 e variações de objeto com timestamp?

obrigado

Caro Diego Fontana,

conseguiu alguma resposta?

Eu gostaria de gravar no banco de dados o timestamp que vem junto com a mensagem DNP3 e não o timestamp do sistema, que pelo o que percebi, é o que ocorre hoje. Que classes deveria alterar para isso?

Muito obrigado,

Alexandre Venito

nao consegui nenhuma resposta, esse driver DNP3 é bemmmmm complicado, eu baixei todo o fonte do SCADBR e consegui fazer algumas melhorias no driver DNP3, mas nao consegui corrigir esse problema do timestamp, o driver até recebe corretamente o timestamp no entanto alguma classe do SCADABR (datapoint ou coisa do tipo) não aceita se o timestamp for menor que o do sistema, no final  tive que deixar asism mesmo.

Olá Diego,

obrigado pela resposta.

Eu estou num grupo que está montando o laboratório de automação elétrica de empresa que trabalho. Temos alguns painéis e alguns relés digitais (IEDs) dos principais fabricantes do mercado.

Percebemos essa limtação do timestamp do DNP3 em alguns testes e gostaríamos de alterá-lo para poder utilizar o timestamp da mensagem. Posteriormente queremos desenvolver o protocolo IEC 61850 (MMS) contribuindo com o desenvolvimento do ScadaBR, no entanto minha experiência com Java não é lá tão grande.

Já até desenvolvi uma pequena aplicação em Java para web mas minha maior exepriência é em hardware e "baixo nível" como assembler e no máximo C.

Você poderia me dizer quais classes alterou para melhorar? E qual a classe que "pega" o frame DNP3 da serial (ou da rede)? Baixei a documentação do ScadaBR e do Mango mas tá meio complicado ... estou tentando. E você pegou que documentação ou que documentação poderia me indicar pra eu enteder o relacionamento entre as classes, etc.

Óbvio que caso eu consiga sucesso, compartilharei com todos aqui na comunidade.

Obrigado,

Alexandre Venito