Licenciamento da Aplicação

Bom dia, tudo bem!

Dúvida de iniciante :wink:

Sou novo aqui e conheci o SCADABR essa semana através de um vídeo do Youtube.
Minha dúvida é: Estou desenvolvendo uma solução utilizando um PLC e irei necessitar de uma interface SCADA que ficará instalada em um PC de operação na sala de controle.
A plataforma de desenvolvimento SCADABR e FREE más, a aplicação que irá ficar “rodando” na máquina do meu cliente precisa de algum licenciamento? Tenho que comprar alguma licença?

Dependendo da versão do Java que voce escolher para usar o ScadaBR, não é necessário comprar licença ou pagar alguma taxa para alguma empresa, para usar o software.

uma empresa pode cobrar mão de obra para instalar e configurar ou lhe prestar suporte técnico pago, mas isso é negociação entre você e quem lhe prestar o serviço.

Sobre o Java. Se você escolher o Java da Oracle para usar com o ScadaBR, você deverá entrar em contato com a Oracle para pagamento de uma licença de uso do OracleJAVA.

contudo, o instalador para Windows e Linux do ScadaBR 1.2 utilizam o AdoptOpenJDK que é de código aberto,

Apenas pra complementar: o “free” de “free software” significa “livre”, mas não necessariamente “grátis”. No caso do ScadaBR o software acaba sendo, por coincidência, livre e gratuito.

Caso você precise de informações mais técnicas e robustas, consulte diretamente o texto da licença do ScadaBR (GNU GPL 3+): The GNU General Public License v3.0 - GNU Project - Free Software Foundation

Boa noite!

Muito obrigado pelo esclarecimento amigos :slight_smile: