Licença

Olá pessoal, onde encontro informações mais precisas sobre a licença do ScadaBR?

Preciso saber o que é necessário para a exploração comercial do software, se posso mudar os logos para o da minha empresa, por exemplo.

Este é um assunto bastante discutido no mundo do software livre.
A licença usada no ScadaBR (Mango) é GPL http://www.gnu.org/licenses/gpl.txt.
Sobre explorar comercialmente o software, mudar os logotipos e esquemas de cores, sim é permitido, desde que sejam respeitados os termos da licença. Um ótimo artigo sobre esse assunto pode ser encontrado aqui: http://www.gnu.org/philosophy/selling.pt-br.html.
Porém existem exceções que precisam ser consideradas caso a caso, como por exemplo o MYSQL e o Adobe Air que não podem ser embarcados na aplicação com o intuito de distribuição comercial (MYSQL) ou mesmo gratuita (Adobe Air), mas podem ser instalados e usados pelo usuário final ou por alguem contratato por ele para fazer esse setup, entendeu o espirito da coisa?

Seria interessante um parecer do pessoal do projeto sobre esse assunto.

Olá Rodrigo,
o ScadaBR utiliza licenciamento híbrido, ou seja, com mais de uma licença open source, dependendo de qual módulo você esteja utilizando. Todo o núcleo e grande parte dos drivers estão licenciados através da GPL3.

Isso quer dizer que você não pode “vender” o ScadaBR, mas sim customizá-lo conforme sua demanda, a exemplo das trocas das logomarcas, e faturar com o serviço prestado, e não com a venda do software. Além disso você deve manter a menção aos responsáveis pelo desenvolvimento, como aparece atualmente no rodapé do sistema.

Caso você queira comercializar a solução, você pode entrar em contato direto com a MCA, que é a empresa responsável pela manutenção do sistema e do portal, e a mesma pode te passar informações sobre como proceder neste sentido, onde é possível adquirir os direitos de exploração comercial sobre o código junto com as entidades proprietárias do desenvolvimento.

abraço
Pesa

Olá rodrigo,

o scadaman está correto, é possível explorar comercialmente desde que aplicada corretamente a licença GPL. de maneira muito resumida, o que não é permitido hoje é criar uma versão “fechada” do scadabr e distribuí-la sem os códigos-fonte. a GPL lhe dá o direito de livre uso/modificação/distribuição etc. desde que vc repasse os mesmos direitos que vc recebeu.

de forma simples, distribuir uma versão modificada com logotipos etc. é permitido desde que essa versão também seja software livre (mencionar o projeto original sempre é recomendado).

para vender versões compiladas não-GPL é necessário adquirir uma série de licenças, dos projetos originais que foram embarcados no scadabr (mango, openscada, luciol, e assim por diante). qualquer software novo que se baseie na API não tem essa restrição (clientes da API são de total propriedade do seu autor e podem inclusive ser “fechados”) .

percebemos a importância da questão e estamos elaborando um guia detalhado de licenciamento, explicitando o modelo de cada componente, ok?

grande abraço.

Olá pessoal, obrigado pelas respostas.

Pelo jeito é como eu imaginava. Eu modifico os logos, mantenho o rodapé indicando os desenvolvedores originais e cobro pela customização e instalação do software, ou seja, pela criação das HMIs, datasources, datapoints, etc.

Ao menos por enquanto não tenho a necessidade de mudar nada no código, apenas gostaria de inserir o meu logo e o do cliente.