Busco ajuda com a comunicação MODBUS de um medidor PowerLogic PM5330 da Scheider com o ScadaBR.
Em alguns tópicos deste fórum, li que posso comunicar ele diretamente com o ScadaBR, por meio de um conversor serial/usb (RS485/USB), sendo que o ScadaBR atuará como master e o medidor como slave.
Tentei configurar o datasource para Modbus Serial e um pequeno conversor RS485/USB. E o ScadaBR retornou servidor não encontrado (Fiz as configurações do modbus serial do medidor: 9600/8/1/none no Scacadabr)
Tentei configurar outro datasource agora com um adaptador Modbus/TCP modelo USR-TCP232-304. Também retornou com servidor não encontrado.
Acerca de seu conversor USR-TCP232-304. Ele não é adequado para Modbus serial se ele ficar só de um lado. Deixa eu explicar. O modbus serial é um protocolo, o modbus IP é outro. Se você transmitir modbus serial e este entrar no conversor via serial, vc vai precisar de um igual do outro lado para converter de volta e modbus serial.
Existe um produto deste fabricante que é um conversor modbus serial para Modbus iP. Este permite que vc fale via Modbus IP no ScadaBR e ligar um barramento Modbus serial com vários device na ponta serial dele.
Pode contornar isso com um software na máquina do scadaBR com uma serial virtual que transmita pra TCP e na outra ponta o seu conversor tcp converte de volta em serial e joga no serial.
Em seu medidor, o protocolo modbus está habilitado?
Acredito que comprei o conversor errado dessa forma. Encontrei do mesmo fabricante o modelo USR-TCP232-410S. Nele existe a conversão entre os protocolos Modbus RTU para Modbus TCP.
Com relação ao conversor RS485/USB, o modelo que usei é o CH340, do tamanho de um pen drive,
mas também não funcionou. Saberia me dizer se existe outro modelo melhor e se esse modelo CH340 pode não ser compatível para esse uso? parece que usam esse modelo para transmitir dados de balanças eletrônicas para o computador.
Tenho duas coisas a considerar sobre o seu problema: a primeira é que o protocolo Modbus Serial não está funcionando na versão 1.1 do ScadaBR (muita gente que está iniciando com o ScadaBR não sabe disso). Se você quiser utilizar o Modbus Serial, pode usar a versão 1.0CE ou a recente versão 1.2.
A outra coisa a considerar é que esse chip CH340 costuma não vir com seu driver instalado por padrão no Windows; nesse caso, o sistema não reconhecerá o dispositivo até que o driver seja instalado.
Espero que consiga encontrar a solução para o seu problema. Se conseguir, compartilhe a solução com a gente para que mais pessoas possam ser beneficiadas.
Só de o conversor CH340 ele funciona, não há incompatibilidade, pois Modbus é um protocolo serial que não requer malabarismo da porta serial como alguns protocolos automotivos.
Como o Celso comentou, o ScadaBR 1.1 tem problema com modebus Serial.se usa o 1.0CE, pode ser um probleminha com terminação. Vc precisa colocar um resistor de terminacao nas pontas de seu barramento.
Se seu medidor for 485, ele tem tensão diferente da serial comum.
Vc vai precisar de um conversor 485 na ponta do PC.
Olá pessoal,
Consegui comunicar o medidor PowerMeter PM5300 com o ScadaBR, através do simples e barato conversor Serial RS485/USB CH340.
Inseri o resistor que veio na caixa do próprio PM500, e funcionou
Agora o próximo passo é inserir os data points corretos: vou ter que estudar como funcionam os registros Modbus e encotram aqui Mapa de registros modbus dos multimedidores PM5100 e PM5300 | Schneider Electric Brasil os registros que necessito do PM5300. É a primeira vez que faço isso e estou apanhando um pouco, especialmente nos parametros: Tipo de dados modbus ; Offset (baseado em 0) ; Bit
Para encontrar o tipo de dados modbus: eu fui alterando a própria lista no ScadaBR, no campo teste localizador de ponto, até que o valor do sinal fosse igual ao valor da tensão e da frequência indicado no display do medidor