Leitura de valores binários no driver Modbus IP

Boa tarde Senhores,

Trabalho na empresa Dakol e atualmente vendemos uma solução com o ScadaBR para monitorar algumas lojas de roupa remotamente, nós fizemos os testes com o driver OPC DA e funcionou normalmente, porém seria comercialmente viável para nós fazer esta comunicação utilizando o driver Modbus IP mas durante os testes com esse driver não consegui ler os valores binários do meu CLP, eu consigo escrever neles e ler e escrever nos meus registros, porém não consigo efetuar a leitura dos valores binários. Alguém poderia por gentileza me dar um suporte quanto a esse problema para que possamos colocar o ScadaBR para rodar nessa grande rede lojas utilizando o Modbus IP.

Obrigado,

Guilherme

Oi Guilherme.

Você precisa saber qual a faixa de endereços que o CLP usa para guardar os dados binários. Na página de edição do data-source modbus IP você pode testar os data-points na janela superior da direita (Leitura de dados modbus). A faixa de registros deveria ser “Status de coil”, que usualmente define a faixa de endereços 0xxxx. Por exemplo, se o endereço que você quer ler é o 00001, você deve colocar “Faixa de registro = Status of coil”, “Offset = 0” e “Número de registradores = 1”. Uma vez que você ache o dado que procuta, pode criar o data-point na janela “Teste de localizador de ponto”.

Um erro comum é mandar o ScadaBR ler mais registradores do que o número de registradores existentes (o valor padrão é Número de registradores = 100). Neste caso, o ScadaBR retornará um erro.

E aí guilherme, complementando o caro amigo Rodrigo, o grande segredo eu creio que seja você pesquisar pelo manual do seu CLP e achar o MAPA MODBUS, lá é onde vc vai achar os endereços correspondentes para modbus, por exemple: para criar o DataPoint eu deveria criar ao invés de %M1 (que é o endereço usado na programação em LADDER) criar um datapoint na faixa “Registrador Holding” do tipo “Binário” com OffSet “61824” e bit “0” se quisesse %M2, teria que ser 61824 bit 1 lembrando que o ScadaBR usa base 0, por isso M1 tem bit 0 e não bit 1, por isso tb que começa com 61824 e não 61825 como o mapa do meu CLP pede, porém esse número 61824 pode ser diferente no seu CLP, o meu é um GE Fanuc series 90-30.

Outra coisa são só 16 bits por número, logo no meu caso só tem de 61824 bit 0 até 61824 bit 15, depois vai para 61825 bit 0 (equivalente ao %M17) e aí por diante…

Espero ajudar.
Abraço!

1 curtida