Leitura conversor rs485-ethernet

Bom dia caros colegas!

Pessoal estou com dificuldade para fazer uma leitura de um conversor rs485-ethernet…

Configurei o IP do conversor para 192.168.1.7, da minha maquina esta 192.168.1.189 e do meu plc 192.168.1.5.

Criei um Data Source Modbus IP (imagem a abaixo)

Configurei o conversor com esses parametros …

O conversor que estou usando e o …

Quando coloco para achar o ponto na rede o mesmo não esta encontrando, oque posso ter feito de errado ?

Desde ja agradeço, sou novo no scada estou aprendendo!

Em tipo de transporte coloca em TCP, e coloque o IP do conversor.
Time out deixa um tempo bem maior, tipo 5000

O resto esta OK.

Conseguiu fazer a leitura com este conversor?

Esse conversor não eh adequado pata MODBUS IP.
Esse conversor converte apenas Serial para IP, e IP para Serial.

Existe um modelo deles que é um conversor IP MODBUS para MODBUS Serial RS 485, o USR 410s
image

A explicação é bem simples e poucos conhecem isso:

O MODBUS RTU Serial é uma coisa e o MODBUS IP é outra. Vou mostrar a diferença entre eles:

o Pacote MODBUS Serial difere do MODBUS IP pelo fato de não ter parte do MBAP em verde Escuro e ter no final um CRC16 para controle de erro.

O conversor que esta usando, apenas pega o que chega na serial e transmite por TCP, sem conversão. No caso do Scada ou qualquer outro, é necessário converter de volta de TCP para Serial e ai usar o Modbus Serial no ScadaBR para funcionar. Esta conversão, poderia ser por um programa de porta Serial Virtual, no Linux tem o comando socat, no windows tem programas que criam uma porta serial falsa e manda por TCP, como o conversor que esta usando. Procure no google por algo como telnet+RFC2217 ai fazendo isso na maquina do ScadaBR, poderá reaproveitar seu conversor e criando um datapoint Modbus Serial que leia essa porta serial Virtual.

1 curtida

Hello
It is not connected directly for this subject but I faced problem in ScadaBr
Using ASCII Serial data source I need to send initial command finishing with CRLF or /n/r or 0x0D 0x0A
It seems like SCADAbr is not recognizing the escape sequences \r and \n as intended, and it’s treating them as literal characters and send complete command on serial port
expl: command is M047770CLRF or M047770/n/r
Somebody maybe can help?

Boa tarde. Conseguiu fazer sua comunicação? Comprei um conversor 232/ethernet da flexmedia que não chegou ainda pra fazer a mesma coisa.