JDBC - Connector para MySQL servidor externo

Bom dia amigos,

Sou novo aqui no ScadaBR porem com muita experiencia em sistemas de automacao “tradicionais” sistemas Yokogawa, Emerson, ABB, etc…

Bem, necesito um apoio ou uma sugestao de como sanar minha duvida…

(me desculpem pelos erros ortograficos… estou no chile e computadora com teclado español)

Aplicaco em questao:
Conectar meu sistema ScadaBR a uma base de dados SQL (em esse caso estou usando um hosting pago que tenho, servidor externo Maria DB) para consultas e inserir alguns dados…
o problemas é que nao estou conseguindo fazer essa aplicacao funcionar… nao entendi bem como fucniona o processo de instalar driver JDBC… tem que ser no sevidor ou onde vou usar o scadaBR ?

Agradecerei muito a ajuda de todos! um forte abraco desde Santiago - Chile!

Olá Lucas,

não tem segredo, basta editar o WEB-INI/classes/env.properties

db.type=mysql
db.url=jdbc:mysql://ServidorInternetDB:numeroPorta/NomeBancoScadabr
db.username=NomeUsuarioQueAcessaObanco
db.password=SenhaDoUsuario
db.pool.maxActive=10
db.pool.maxIdle=10

Espero que isso te ajude.

1 curtida

Wagner Muito obrigado pela sua resposta…
Na verdade nao entendi muito… onde editar estes codigos, mas vou dar uma buscada nisso.

Com respeito ao Driver JDBC, tenho que fazer alguma instalacao de driver no meu servidor(hosting) externo ou onde?

onde está isso:
WEB-INI/classes/env.properties
??

Vamos por partes, O Driver é um programa que faz o acesso a alguma coisa. No caso, o Driver é instalado no ScadaBR para que ele saiba como conectar um banco de dados de um certo provedor. No caso mysql. Isso já ta feito.

Essa String vc vai achar num arquivo de configuração do ScadaBR chamado env.properties.

Quando falamos nomeDaPasta/AlgumLugar/Arquivo… estamos nos referindo ao caminho da pasta a partir da Raiz do software, no caso do ScadaBR, dentro da instalação do servidor WEB tomcat existe uma pasta chamada webapps. Dentro desta pasta ficam as aplicações, como o ScadaBR, que é o arquivo .war que vc instala. Ele gera uma Pasta com o mesmo nome ScadaBR.

Ou seja, caso seja o Linux seu sistema poderia estar em /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR

ou no Windows por exemplo:
C:\Arquivos de Programas\ScadaBR09\tomcat\webapps\ScadaBR

Esta é a pasta Raiz do ScadaBR, ele contem várias pastas, dentre elas o arquivo env.properties que vc deverá editar.

Caso seja Windows por exemplo, o arquivo WEB-INI/classes/env.properties no exemplo acima seria:

edite via bloco de notas o arquivo:

C:\Arquivos de Programas\ScadaBR09\tomcat\webapps\ScadaBR\WEB-INI\classes\env.properties

Lá vc vai ver várias opções, dentre elas o caminho JBDC para o banco de dados que vc deverá usar e foi explicado antes. De uma lida no Manual do ScadaBR, lá tem essas explicações.

Manual ScadaBR

(Cap. 8.1 - Dicas, Página 64 do manual)

Lembre-se de que você deverá criar o banco de dados primeiro no mysql ou mariaDB, definir usuario e senha que poderá ter acesso a este banco antes de mudar a linha para o banco no env.properties.

Espero que tenha entendido.

2 curtidas

Wagner,

tenho o arquivo env.properties actualizado…
agora nas config do datasource:

onde pode está o problema?

…o teste de conexao fica rodando eternamente e nao conecta ou da erro!

alem disso, ajustei a"CADENA DE CONEXIÓN" adicionando no inicio jdbc:mysql…

que poderia ser?

A porta padrão do mysql eh 3306
Seu banco de dados eh innovape_bd01?
Usuario e senha estao certos?

Sim Wagner, esses sao os dados.

Fiz uma prova tentando conectar via MySQL
Workbench do meu computaodr ao servidor externo no hosting

Deveria conectar pelo Mysql Workbench igual?

o que pensei é que talvez o servidor hosting, onde está a base de dados SQL pode estar bloqueando o acesso pelo scadabr…

se com o Mysql Workbench (localmente de seu computador) conecta igual, inclusive usando a porta 80, o que acho muito suspeito, eu não sei como poder ajudar, pois deveria conectar de boa, a nao ser que o scadabr esteja bloqueando a porta de saida do scadabr para o mysql externo.

observacao:

modifiquei os aquivos:

env.properties
env.properties.mysql

está ok?!?!

igual vou contactar al provedor do meu hosting porque pode ser que tenha algun detalhe para poder conectar a la base de datos!

…estarei actualizando… aqui, valeu!

Wagner,

Muito obrigado, agora sim, conexao funcionando perfeitamente.

Problema:
no meu servidor Hoisting habia um problema, ou seja, o IP da minha estacao nao estava configurada para poder fazer acesso remoto à base de dados… agora tudo habilitado e funcionando perfeito!

Muito obrigado pela sua boa vontade e apoio, excelente final de semana!