Integração ScadaBR - "ERP" (produzido com framework web enterprise)

 

Integração ScadaBR com framework web enterprise:
 
Cenário:
Maquinas de produção assistida por operadores, sendo cada maquina composta por:
-4 entrada digitais
-4 saídas digitais
-1 leitor de código de barras 
-1 display do tipo LCD 1602.
 
O acesso a operação da maquina se dá através de cartão com código de barras que identifica o usuário e dentro de condições de contorno habilita ou nega o acesso as funcionalidades da mesma.
A IHM se dá através de mensagens enviadas para o LCD, entradas são lidas e respostas são produzidas dependo de variáveis persistentes no BD.
 
Este é meu primeiro contato com sistema supervisório, e penso que ScadaBR se aplica bem a solução. Minha abordagem é usar um core Atmega e aproveitar o imenso trabalho produzido pela comunidade Wiring-Arduino para produzir uma controladora que incorpore todas as caracteristicas com a função de Slave numa rede RS-485 (no cenário atual são 25 maquinas).Tenho, ou pelo menos deveria ter por formação,  conhecimentos de hardware e linguagens C/C++.
 
Em tempos recentes conheci um framework próprio para a produção de aplicações web baseado em Python, o qual demonstrou ser uma ferramenta de alta produtividade, um lindo trabalho similar ao ScadaBR, então pensei em uma arquitetura onde o ScadaBR faz todo o trabalho SCADA e uma aplicação web, produzida com o framework, com a função de ERP faz o necessário para todos os manager´s. Para acessar os dados do ScadaBr, mesmo sendo novo para Python, solucionei com a API Web-Services através de SUDS, então a principio consigo obter todos os dados necessários, logo no próximo passo devo embutir um modulo client produzido com SUDS no framework. Através da documentação, percebi (ainda não realizei) que é possível o ScadaBR fazer um CRUD em BD externo, também li o pouco material que encontrei sobre script.
 
Através do "ERP", devo cadastrar usuários que devem operar as maquinas, controlar turnos, produção, parâmetros de produtos,  matéria prima, vendas, etc...
 
Funcionamento:
Um operador acessa a maquina através do cartão com código de barras, o ScadaBR recebe o código e então processa uma consulta ao BD do "ERP" para decidir se libera a maquina e quais as funcionalidades, então responde através de mensagens para a IHM da referida maquina, caso libere a maquina continua a aquisição dos dados da mesma. Os manager´s visualizam os resultados da operação através de views produzidas no "ERP".
 
Pergunta:
Tendo os recursos como API Web-Services, acesso do ScadaBR ao BD do "ERP" e Scripts do ScadaBR, como posso integrar as plataformas de uma forma simples, sem replicação de dados?
Quais os pontos de integração que devo prestar atenção?
O que devo observar, que não tenha mencionado na longa descrição?
Meu caminho esta correto?
Qualquer consideração é bem vinda.
 

 

Oi Vicente!

Lindo projeto - boa sorte!

Vamos as perguntas: 

  1. Você não precisa utilizar a API para fazer acesso na BD do ERP, pode utilizar um Data Source SQL (se tiver permissão e se for SQL). Sobre a replicação de dados, você pode configurar o data point para não persistir os dados adquiridos com este intuito.
  2. Talvez a autenticação e autorização não seja triviar de realizar diretamente via API - a API do ScadaBR ainda não tem funções para controle de usuários. Isso requer um pouco mais de esforço mental =[
  3. Acho que seu caminho está certo - estou passando minha opinião, de alguém que conhece o ScadaBR.

Se você precisar de um ERP (caso a empresa não o tenha) dê uma olhada nas opções OpenSource no mercado. Elas oferecem flexibilidade para programar módulos utilizando a API do ScadaBR para integrações.

Abraços,

Esse assunto me interessou. Qual a ferramenta opensource que vc mencionou? Poderia citar?

Esse assunto me interessou. Qual a ferramenta opensource que vc mencionou? Poderia citar?

Web2Py

http://www.web2py.com/

 

 

Vicente,

então foi essa ferramenta que usou? parece muito boa. Eu também vou trabalhar com isso. Fico feliz de poder discutir essa ideia contigo.

Se tiver como mandar um contato. olha meu email farmsidney@hotmail.com

até