Integração ScadaBR com framework web enterprise:
Cenário:
Maquinas de produção assistida por operadores, sendo cada maquina composta por:
-4 entrada digitais
-4 saídas digitais
-1 leitor de código de barras
-1 display do tipo LCD 1602.
O acesso a operação da maquina se dá através de cartão com código de barras que identifica o usuário e dentro de condições de contorno habilita ou nega o acesso as funcionalidades da mesma.
A IHM se dá através de mensagens enviadas para o LCD, entradas são lidas e respostas são produzidas dependo de variáveis persistentes no BD.
Este é meu primeiro contato com sistema supervisório, e penso que ScadaBR se aplica bem a solução. Minha abordagem é usar um core Atmega e aproveitar o imenso trabalho produzido pela comunidade Wiring-Arduino para produzir uma controladora que incorpore todas as caracteristicas com a função de Slave numa rede RS-485 (no cenário atual são 25 maquinas).Tenho, ou pelo menos deveria ter por formação, conhecimentos de hardware e linguagens C/C++.
Em tempos recentes conheci um framework próprio para a produção de aplicações web baseado em Python, o qual demonstrou ser uma ferramenta de alta produtividade, um lindo trabalho similar ao ScadaBR, então pensei em uma arquitetura onde o ScadaBR faz todo o trabalho SCADA e uma aplicação web, produzida com o framework, com a função de ERP faz o necessário para todos os manager´s. Para acessar os dados do ScadaBr, mesmo sendo novo para Python, solucionei com a API Web-Services através de SUDS, então a principio consigo obter todos os dados necessários, logo no próximo passo devo embutir um modulo client produzido com SUDS no framework. Através da documentação, percebi (ainda não realizei) que é possível o ScadaBR fazer um CRUD em BD externo, também li o pouco material que encontrei sobre script.
Através do "ERP", devo cadastrar usuários que devem operar as maquinas, controlar turnos, produção, parâmetros de produtos, matéria prima, vendas, etc...
Funcionamento:
Um operador acessa a maquina através do cartão com código de barras, o ScadaBR recebe o código e então processa uma consulta ao BD do "ERP" para decidir se libera a maquina e quais as funcionalidades, então responde através de mensagens para a IHM da referida maquina, caso libere a maquina continua a aquisição dos dados da mesma. Os manager´s visualizam os resultados da operação através de views produzidas no "ERP".
Pergunta:
Tendo os recursos como API Web-Services, acesso do ScadaBR ao BD do "ERP" e Scripts do ScadaBR, como posso integrar as plataformas de uma forma simples, sem replicação de dados?
Quais os pontos de integração que devo prestar atenção?
O que devo observar, que não tenha mencionado na longa descrição?
Meu caminho esta correto?
Qualquer consideração é bem vinda.