Integracao Industrial via ScadaBR

Ola,

Gostaria de saber se eh possivel utilizar o ScadaBR para fazer a interface entre as maquinas (CLPs e microcontrolladores) e um web app onde todas as logicas e tarefas a serem realizadas pelas maquinas seriao criadas e armazenadas. Entao o scadabr nao seria apenas para supervisao da planta, ele seria responsavel por distribuir as tarefas para os CLPs de acordo com o que ele recebesse do web app.
Ou seria melhor que a comunicacao entre o web server e os CLPs fossem feitos de outra forma, e utilizasse o ScadaBR somente para a supervisao?

Desculpe se a pergunta nao ficou clara, tentarei explicar melhor se for necessario.

Obrigado desde ja

EDIT: Este problema sera resolvido utilizando um MES, e o ScadaBR sera o sistema supervisorio

Oi Caio,

Vamos ver se eu entendi bem - Você deseja baixar a programação dos CLPs pelo ScadaBR?

Se for esse o caso, de reprogramar os CLPs, isso fica complicado pelo ScadaBR. Principalmente por que os protocolos de reprogramação dos CLPs são realizados de forma diferente do que os de comunicação de supervisão.

Alguns até utilizam funções de protocolos abertos como por exemplo o ReadFile e WriteFile do Modbus para baixar o programa (IL, Ladder, FB,... ) feito num SW próprio do fabricante.

O que o ScadaBR pode fazer é criar uma rotina de setpoints para programações que considerem estes aspectos - você pode programar o CLP utilizando os registradores variáveis dele como parâmetros internos e disponibilizar estes registradores para o protocolo. Isso depende muito de quais CLPs você têm na fábrica e qual a gama de funções IEC61131 ele disponibiliza.

Se precisar ainda, você pode programar os protocolos de escrita dos programas no ScadaBR.

Mas deixa você retornar que a gente continua conversando =]

Abs

Isso, eu gostaria que o clp fosse reprogramado pelo scadabr. Eu não tenho experincia com scada e muito pouca com clp… A idéia que eu pensei em implementar seria a seguintes
Um usuário criaria um produto (ppor exemplo uma peça pra usinar) num web app. Esse web server teria todas as informações sobre o chão defábrica e enviaria estes serviços para as máquinas que estivessem ociosas.
Bem resumidamente eh isso. Como eh possível o scadabr receber dados por http, eu pensei em utilizar disso pra fazer a interface entre o web server, onde toda a lógica estaria, e os clps…
Eu estou.sem direção de onde achar informações e possíveis soluções para este caso, e tenho certeza que alguma solução já exista. Se vc puder ajudar com uma direção para onde procurar, eu agradeceria muito.
Obrigado pela atenção
Abraço

Que dá ... dá, mas é bem mais complexo do que você imagina.

Pensei em algo como receitas de produção onde o usuario seleciona o tipo de peça em um web app, essa "receita" é enviada ao Scada que por sua vez carrega os dados no PCL para que ele comande a máquina.

Se for essa idéia dá sim.

Oi Caio,

Só pra dar seguimento aqui... começa estudando o método de programação de seus CLPs. Alguns não tem essa informação pronta não, infelizmente, alguns fabricantes escondem isso através dos SW de programação via padrão IEC61131 e depois compilam um executável que é transeferido para o equipamento.

Chato, mas é assim que a maioria faz... 

Mas leitura de manual nunca fez mal a ninguém, começar por ai é uma opção.

abs