Instalando no linux

Boa tarde,

  Pessoal quero instalar o SCADABR no linux mais site não me da opção de dwonload.

estou querendo utiliza-lo na empresa onde trabalho mais sem mostrar as funcionalidades e vantagens que ele tem fica difícil. se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.

desde ja agradeço a todos.

Olha moço, eu instalei o scadabr no ubuntu, a intalação foi bem simples(pra quem conhece um pouco de linux)

a primeira coisa que vc faz e fazer o dowload no site do scadabr

http://www.scadabr.com.br/

o download está escrito versão xp e 7, mas se não me engano se vc baixar pelo linux, o download detecta que vc está usando linux e te envia o ScadaBR.war

depois de baixar o ScadaBR.war vamos fazer a receita do bolo seguindo esses procedimentos:

1- acho melhor vc ficar como super usuario dando o comando sudo su

2- sudo apt-get install tomcat6 (para instalar o tomcat6)

2.1- vc pode dar depois sudo apt-get upgrade tomcat6

2.2- e depois um sudo apt-get update tomcat6 (esses dois procedimentos vão atualizar quaquer coisa que se precise no tomcat), vc pode utilizar essa pratica para qualquer outra instalação.

3- sudo apt-get install librxtx-java  (para instalar a biblioteca serial)

4- sudo cp Scadabr.war /var/lib/tomcat6/webapps/ (lembrando que vc tem que está no diretorio da pasta de instalação, use o comando CD para navegar entre os diretorios)

5- sudo /etc/init.d/tomcat6 restart (aqui vc reinicia o tomcat6)

6- Depois de reiniciado vc vai no firefox (ou qualquer outro browse, WARNING:internet explore é extremamente porcaria e razoavelmente incompativel com o scadabr) e digeite o seguinte endereço http://localhot:8080/ScadaBR. Deste modo o scadabr dve funcionar sem problemas.

obs:

A- vc pode testar primeiro se o tomcat está respondendo a uma requisição do cliente browse digitando somente o endereço http://localhost:8080/ desta forma vai aparecer a pagina inicial do tomcat escrito ITS WORKS!. Logo vc já vai saber que o tomcat está iniciado e respondendo.

B- Vc deve instalar o serviço java para o linux no site da oracle, antes de instalar o tomcat, pois o tomcat só funciona com um serviço java, de preferencia java6 ultimo update

C- As vezes mesmo copiando vc pode não conseguir iniciar o serviço do scadabr, ai vc dá uma olhada na pasta /var/lib/tomcat6/webapps, veja se só tem a pasta ScadBR.war dentro da pasta webapps(este é o correto), casa tenha outras pastas com o nome scadabr de qualquer outro jeito vc deve apagar essas pastas com o comando [rm -vR nomedodiretorio] sem os colchetes, caso tiver ulgum arquivo dentro de webapps com o nome scdabr vc apaga somente com o comando [rm nome do arquivo], em outras palavras só deve existir com o nome scdabr somente ScadaBR.war, deste modo o quando vc digitar o endereço http://localhost:8080/ScadaBR vai iniciar direitinho depois de feito os passos anteriores,lembre-se o linux e case sensitive.

Bem tente-lá qualquer coisa estamos aqui.

 

 

 

Boa tarde

a instalação está correta e na pasta webapps tem as seguintes pastas ( ROOT, ScadaBR e ScadaBR.war )

só que a pasta ScadaBR não quer desisntalar !!!

e agora tem outro jeito

Bicho quando vc manda, o comando [rm -vR nome do diretorio] tudo dentro da pasta é apagado, às vezes fica so o nome da pasta, mas como não tem nada dentro dela normalmente não causa nenhum problema, aqui por exemplo o nome das pastas ficaram, mas como não tinha conteudo nenhum dentro dela, não houve conflito com o ScadaBR.war e quando digitava o endereço http://localhost:8080/ScadaBR aparecia o porgrama scadabr funcionando direitinho. Caso queira estarei no laboratorio de garagem (http://labdegaragem.com/) e lá tem chat, a gente pode falar melhor pra resolver essa sua instalação.

Vc viu se o seu tomcat está inicializando, caso esteja a unica coisa que está te dando problema e as pastas a mais com o nome scadabr dentro do webapps.Lembrando que vc deve colocar o ScadaBR.war dentro do webapps e não dentro do root que é uma subpasta do webapps.

DE repente vc esta sem permissão para alterar o arquivo e isso que está te dando o problema ai vc precisa alterar o arquivo para ter permissão de leitura, escrita e gravação, mas se não for arquivo e for um diretorio vc deve alterar para ser proprietario com o comando chown e depois apagar tudo, outra solução que eu fiz quando foi reinstalar o tomcat6 eu desistalei e reinstalei como superusuario que tem o # no fim do prompt insdicando que vc é super usuario isso pode te ajudar.

comofalei qualquer coisa estouno laboratorio de garagem, meu nickname lá é

adriano de alcantara e icone é um bonequinho lego do james bond com uma arma e uma mala

lá posso te dar suporte direto.

fui

blz vou me cadastrar

Adriano,

este procedimento é o que vc diz que é manual? Pq podemos usar o instalador, mas dá problemas com os videos, correto?

 

Isso mesmo sidney,

a instalação manual é o que foi descrito acima,se vc fizer por esse procedimento vc vai ter como colocar o video sem problemas,te mandei uma dica para melhorar o desempenho do scadabr no cubieboard está escrito no post que estamos discutindo sobre scadabr no androide dá uma olhada lá. Outra dica que te passei vc não fez nenhum comentario sobre a questão do sensor de umidade que tinha te passado uma ideia de como fazer um aguardo comentarios.

Sobre a personalização da cubieboard sua dica é boa.

Já tinha começado, com meu primo, a olhar essa alternativa. É algo para um profissional, mas vamos caminhar.

Sobre a outra dica, vou fazer sim. Falta de tempo. Mas vamos continuar com nossos desenvolvimentos.

 

Boa tarde pessoal, peço desculpas por passar muito tempo sem responder, eu estava com problemas de saúde e tive que me afastar.

Bem voltando ao assunto eu já fiz tudo certinho do jeito que vocês me ajudaram e não deu muito certo.

eu tenho uma dúvida que é a seguinte.  

Por ordem do meu encarregado eu tenho que mostrar o programa funcionando antes de instalar no servidor. e o meu not é muito antigo é um toshiba satellite m55-s331 com o lubuntu 13.10.

minha dúvida é se eu preciso de um pc mais novo ou não tem nada ver???

desde já agradeço a todos.

 

Elton,

Bom te ver por aqui, espero que vc tenho melhorado de vez para voltar a produção. No geral, as informações passadas para vc sobre instalação no scadabr são as que estão lá e sei que funcionam, no lubunto deve funcionar também sem problemas,vou instalar uma maquina virtual aqui para testar só para desencargo de consciência. já te adicionei como amigo lá no laboratorio de garagem,acredito que um bate papo por lá a gente resolve essa birosca e te deixa pronto para desenvolver seus projetos de automação com scadabr. Atualmente estou numa fase de embarcados com scadabr, pois queremos levaro scadabr parao jetty, muito melhor que o tomcat e faria o scadabr poder ser embarcado empraticamente qualquer dispositivo eletronico que tivesse por exemplo androide.

Bom dia, dino muito obrigado por tudo gostei muito da ideia de trocar o tomcat (apesar de não ter tido problema com ele ) mais, só o fato de poder rodar no android me anima muito.

conheço pouco do jetty mais ja vou pesquisar aqui para poder melhorar meus conhecimentos.

desde ja agradeço.

Elton,

Eu sou da madrugada, logo é certo de vc me encontra no laboratorio de garagem por volta da meia noite quase todos os dias, se vc tiver disposição passa por lá que poderemos ver se podemos resolver juntos essa pedenga do lubuntu, tenho um amigo que já instalou o scadabr no lubuntu, acredito que sem problemas.

Instalei de acordo com o procedimento. Um detalhe é que uso java-8-oracle em vez do open-jdk6. Creio que isso não seja o problema, pois fiz o teste do tomcat6 e ele apresenta as mensagens, inclusive it's works. 

Quando executo esse comando  http://localhost:8080/ScadaBR  no chrome ou firefox, ele apresenta uma mensagem de erro.  HTTP status 404. 

Alguém sabe qual seria o problema e como resolver?

Faltam comandos para instalar corretamente. Segue algoritmo que deve funcionar.
 

Tutorial para instalar o ScadaBR no GNU/linux.
Testado com sucesso no Ubuntu 14.04 LTS. 
 
Passos:
 
0. instalar jdk6 ou mais recente ==> apt-get install open-jdk ou proprietário
obs.: Baixar no site do proprietário, o pacote Scadabr.war
 
1. Instalar Apache- tomcat6
sudo apt-get install tomcat6
 
 
2. Instalar LibRXTX-java
sudo apt-get install librxtx-java
 
3. Copiar ScadaBr.war para pasta webapps do tomcat6
(dentro do dir Downloads) sudo cp Scadabr.war /var/lib/tomcat6/webapps/
 
 
4. Permissão da pasta tomcat6
sudo chown tomcat6.tomcat6 /var/lib/tomcat6/
 
5. Criar diretório ou pasta bin no diretório do tomcat6
sudo mkdir /var/lib/tomcat6/bin
 
6. Dar a permissão de execução
sudo chown tomcat6.tomcat6 /var/lib/tomcat6/bin
 
7. Permissão para uso serial
sudo gpasswd -a tomcat6 dialout
 
8. Reiniciar 
sudo /etc/init.d/tomcat6 restart
 
9. FIM
 
 
Para verificar se o tomcat está rodando perfeitamente, basta digitar no navegador o seguinte:
http://localhost:8080/
 
Para acessar o ScadaBR:
 
http://localhost:8080/ScadaBR/

Olá, gostaria de saber como faço para acessar o diretório  Downloads.
Obrigado

no linux 

vc usa o comando:

cd Downloads

Depois que passei um tutorial tive muitos problemas para dar permissão para pastas fiquei meses sem encontrar soluçao e sem poder utilizar o sistema, seguindo o seu tutorial (mas completo) consegui botar o scdabr para rodar denovo, agradeço o apoio e voltei a ativa.

grande abraço

 

Targieriano, eu consegui colocar o meu ScadaBR para funcionar, mas quando tentei criar um datasource Modbus serial ocorre o seguinte erro na opção de escolher a porta:

"no RXTX in java.library.path"

 

Estou conectando um módulo xbee na UART da minha raspberry, já consigo receber os dados e gravar em um arquivo, mas quero lê-los com o ScadaBR. Você tem alguma solução?

 

Até.