Hora e Dados do Codesys

Pessoal, boa tarde.

Estou criando um novo supervisório resolvi usar o SCADABR por ser adpeto da tecnologia open source. 
Estou tendo dificuldade em parte do processo, são elas:
1 - Horário: o sistema está com horário diferente do utilizado pela máquina (está atrasado 2 horas).
2 - Consegui configurar o OPCDA e listar os dados (usamos o Codesys aqui na empresa, versão 2.3) porém ao listar (com sucesso) e adicionar o DATAPOINT no o SCADABR não mostra o valor que tenho no Codesys. 

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Att.

Uma observação, com um client OPC (Makitron Explorer) consigo visualizar dado normalmente conectando ao mesmo OPC Server (Codesys).

Att.

O problema do horário procura aqui no fórum que lembro que já responderam sobre isso, quanto ao OPC, o ScadaBR foi certificado para trabalhar com os servidores da Matrikon, já tentei trabalhar com servidor da Keepware e tive problemas, mas consegui resolver utilizando um vídeo do youtube que ensinava a configurar as portas DCOM do windows xp, que era o SO que usava no projeto.

Abraço!

Engº Fabio Durao

Os servidores da Makitron sao pagos? A vantagem do Codesys é que ele é free.
Ainda tem o link que ensinava a configurar essas portas DCOM? Posso tentar verificar isso amanhã.

Abs!

Pessoal, venho contribuir com a minha experiência:

Após diversas tentativas ontem não consegui coletar dados via OPC do Codesys.
Após a resposta do Fábio fui procurar algo sobre DCOM e vi o seguinte tópico aqui no fórum que me ajudou bastante:
http://www.scadabr.com.br/?q=node/313
Ainda assim não obtive comunicação e daí veio uma observação do mesmo tópico posto em prática: retirei a máquina do DOMÍNIO e consegui obter a leitura dos dados via Codesys!!
Ainda assim fui insistente, coloquei a máquina novamente no domínio e a leitura continuou, porém de forma extremamente lenta, então por enquanto resolvi manter a estação fora do domínio.

Estou contente com este primeiro passo dado, agora vamos a formatação dos mesmos e criação de telas. Obrigado pela ajuda Fábio, foi essencial para a resolução do problema.

 

 

De nada cara, assim funciona a comunidade open source, eu também tinha usado este post para minhas consultas iniciais, depois precisei fuçar um pouco na net para conseguir o objetivo. Essa foi a sequência de vídeos que me ajudou a conseguir configurar o Keepware. Quanto ao relógio, não sei se já coseguiu, dê uma olhada neste post http://www.scadabr.com.br/?q=node/80 ainda está incompleta a solução mas já tem o caminho das pedras. 

Quanto ao Codesys, fale-nos um pouco mais sobre ele, não conhecia, mande o site, quais protocolos ele suporta? É só para Windows? A instalação é tranquila? É open source ou só free? tudo é free ou só algumas partes? tem limitação de tags free?

Abraço!

Eng. Fabio Durão

Eu estou interessado em um modem gprs da codesys.

Ele fala modbus ip?

O Codesys fala modbus TCP sim.

Fábio, o site é www.codesys.com, eu utilizo ele no windows, é 100% free e a instalação é superfácil. O que me atrai bastante no Codesys é que a programação dele é com base nas normas IEC 61131-3, possui IHM (um pouco fraca na minha opinião). Tem bastante material sobre ele disponível na internet e o fórum deles é bastante movimentado (basta saber inglês).

Um forte abraço a todos.

Fabio boa tarde, eu estou com este problema de ajuste da hora, tentei seguir o link que você citou mas ele me leva para pagina inicial do site, poderia me ajudar com essa questão?

Grato!