Ficou muito legal o HMI builder, construi uma tela completa com as variaveis comunicando com sucesso.
A minha duvida é sobre o runtime, imagino que depois de pronto essa tela possa ser utilizada sem as opçoes de configuração, para evitar que o usuario desconfigure a tela.
É isso mesmo?
Gostaria de saber como vai funcionar o runtime, e se tem algo pra gente já ir testando.
por enquanto é isso mesmo, não tem runtime separado, lançamos essa versão para colher opiniões do pessoal.
de maneira simplificada pensamos em algumas opções:
passar um argumento em linha de comando, por exemplo (maiin.exe --runmode) para desabilitar a configuração
rodar como flash (minha_hmi.swf) também com passagem de um argumento, daí o integrador se encarregaria de desabilitar a confiiguração, e “embarcar” em uma página de internet normal ou aplicativo desktop;
integrar ao restante da interface (ter “reprentações gráficas - modo clássico” e “representações gráficas - modo flash”), onde respeitaria então as permissões do scadabr (apenas admnistrador poderia editar).
que bom que vc conseguiu criar a tela, mesmo antes de lançarmos a documentação quer dizer que ficou razoavelmente intuitivo de se aprender… heheh
tens alguma preferência entre as idéias acima, ou uma sugestão que torne mais fácil de usar?
Sim, ficou muito bom e por seguir a mesma idéia geral do sistema achei intuitivo também, parabéns a todo o pessoal!
Na minha opinião a primeira opção é a mais adequada, com a única exceção de que eu prefiro passar uma linha de comando para entrar no modo de configuração, assim ao executar o main.exe a aplicação já seria executada em modo runtime.
Primeiramente gostaria de dar os parabéns pela nova interface, ficou realmente ótima.
Quanto ao questionamento de qual das opções é a melhor eu ficaria com a terceira alternativa. Porém a escolha deve levar em consideração o tipo de usuário que vocês querem atingir.
Trabalho em suporte técnico e vejo que cada vez mais pessoas com “menos instrução” vem atuando com automação e por isso a utilização de scripts, por mais simples que sejam, constituem uma barreira para este tipo de usuário.
Um ambiente de programação integrado facilita muito o suporte e utilização do usuário.
Vou iniciar o desenvolvimento da automação predial aqui da empresa, queria saber se com a nova interface atualmente qualquer usuário de sua estação de trabalho pode acessar a aplicação? A idéia é cada usuário poder ligar/desligar a iluminação e ar-condicinado.
Atualmente já possuímos esta automação implementada porém com um supervisório comercial e os usuário acessam algumas páginas armazendas em um de nossos CPs.
Desde já agradeço e parabéns novamente!
sim, poderia acessar o supervisório principal a partir de várias estações.
porém tem que tomar esses cuidados:
ao construir a aplicação, na hora de preencher a URL da api (que no vídeo aparece na configuração do grupo, “http://127.0.0.1:8080/ScadaBR/services/API?wsdl”), tem que substituir 127.0.0.1 pelo IP real da máquina onde está instalado o supervisório. (normalmente algo como 192.168.0.xxx ou algo que o administrador da rede informar).
nas máquinas que não são o servidor (ou seja as estações do usuário), não precisa necessariamente instalar o supervisório completo, mas vai precisar instalar o Adobe Air em cada máquina e copiar os arquivos da aplicação Flash “hmi_builder”, e também a pasta completa com o xml e as imagens. Isso é porque por ser uma primeira versão, ainda não fizemos uma forma de acessar remotamente (por isso tem que copiar para cada máquina manualmente mesmo).
2.1) a pasta da aplicação que precisa ser copiada, por padrão é a c:\arquivos de programas\ScadaBR\hmi_bulder
2.2) a pasta que tem os arquivos das suas telas (xml e as imagens) é uma que a Adobe cria na primeira vez que roda o software. no meu computador ficou em um diretório bastante estranho, chamado C:\Users\scadabr\AppData\Roaming\main.E20852D079E9F3EA359755B764A8E614336838FD.1
Então resumindo:
instale o ScadaBR 0.8 ou mais recente, e configure o servidor normalmente
crie as telas com o builder, lembre de usar o IP real na criação do grupo
instale o Adobe Air nas estações e copie a pasta c:\arquivos de programas\ScadaBR\hmi_bulder para todas as estações
tente rodar a aplicação a primeira vez em cada estação, e use “configurações” e depois “salvar”, para que o Adobe Air crie as pastas de configuração
procure uma pasta do tipo c:\usuários\seu-usuário\Dados de Aplicativos\main.xyzxyzxyzxyz em cada estação, e coloque lá dentro o conteúdo da aplicação criada com o builder.
agradecemos a rápida resposta que vocês, “pioneiros” estão nos oferecendo… as perguntas mais comuns nos ajudam a escrever os manuais e melhorar o software. contamos com o suporte e paciência de todos!