Atualmente trabalho com E3 elipse mas quero migrar pro SCADABR, uma coisa que eu gostaria de entender é:
A tela de operação do usuário fica na parte “representação gráfica”, correto?
Estou comunicando algumas variáveis ‘%MW’ que correspondem a temperatura do sistema, com o CLP M221 via modbus.
Dito isso, como eu gravo estes valores a cada 15 minutos? Como eu faço para criar um “objeto do tipo histórico” na aba representação gráfica para o operador interagir? Ele precisa inserir uma data inicial, final e este objeto retornar este histórico que foi registrado a cada 15 minutos dentro do período que ele inseriu.
Eu sei pode parecer meio básico mas não achei uma maneira boa de fazer isso, que é algo que é muito utilizado em automação industrial.
olhe em meta data source, nele vc usa script para definir o valor de um datapoint, vc vai coletando as temperaturas da forma usual e joga num datapoint temperatura.
Crie um datapoint meta data source e via script pegue o histórico
de 15 minutos e faça os cálculos pertinentes.
O resultado vc guarda nesse datapoint metaDataSource.
Na ajuda do datapoint meta data source vc encontra nome de funcoes de tempo.
Não tem um tutorial claro de como fazer isso, quando eu conseguir fazer esta função, vou fazer um vídeo e colocar na internet, pois com certeza muitos usuários iniciantes querem implementar essa função de forma rápida e fácil…
Mais uma vez, obrigado pela resposta e espero sanar meus problemas básicos.
Estou muito perdido …onde fica meu arquivo db do banco de dados nessa história toda? como eu monto uma tabela, etc…
Ninguém tem um passo-a-passo de como fazer isso?
Registrar valor lido no CLP a cada 15 minutos;
Fazer uma tabela para o usuário visualizar dentro de um período de tempo escolhido por ele.
Obrigado!
Aqui um exemplo (software que fiz recentemente, mas não era SCADABR) do que eu preciso: