Histórico de temperaturas

Boa tarde!

Atualmente trabalho com E3 elipse mas quero migrar pro SCADABR, uma coisa que eu gostaria de entender é:

  • A tela de operação do usuário fica na parte “representação gráfica”, correto?

  • Estou comunicando algumas variáveis ‘%MW’ que correspondem a temperatura do sistema, com o CLP M221 via modbus.

Dito isso, como eu gravo estes valores a cada 15 minutos? Como eu faço para criar um “objeto do tipo histórico” na aba representação gráfica para o operador interagir? Ele precisa inserir uma data inicial, final e este objeto retornar este histórico que foi registrado a cada 15 minutos dentro do período que ele inseriu.
Eu sei pode parecer meio básico mas não achei uma maneira boa de fazer isso, que é algo que é muito utilizado em automação industrial.

Obrigado, um abraço!

olhe em meta data source, nele vc usa script para definir o valor de um datapoint, vc vai coletando as temperaturas da forma usual e joga num datapoint temperatura.

Crie um datapoint meta data source e via script pegue o histórico
de 15 minutos e faça os cálculos pertinentes.

O resultado vc guarda nesse datapoint metaDataSource.
Na ajuda do datapoint meta data source vc encontra nome de funcoes de tempo.

Obrigado pela resposta, Wagner!

Então, eu adicionei meu CLP e inclui algumas variáveis.

Feito isso, eu vou na parte de Data Source Meta…e faço o que especificamente para vincular minha variável declarada anteriormente?

Não tem um tutorial claro de como fazer isso, quando eu conseguir fazer esta função, vou fazer um vídeo e colocar na internet, pois com certeza muitos usuários iniciantes querem implementar essa função de forma rápida e fácil…

Mais uma vez, obrigado pela resposta e espero sanar meus problemas básicos.

Estou muito perdido :tired_face:…onde fica meu arquivo db do banco de dados nessa história toda? como eu monto uma tabela, etc…
Ninguém tem um passo-a-passo de como fazer isso?

  1. Registrar valor lido no CLP a cada 15 minutos;
  2. Fazer uma tabela para o usuário visualizar dentro de um período de tempo escolhido por ele.
    Obrigado!
    Aqui um exemplo (software que fiz recentemente, mas não era SCADABR) do que eu preciso:

    Estou sem norte…:confused:

Calma! Primeiro lugar, parabéns pela evolução. Segundo, vamos resolver o problema, por partes, primeiro:

Pra começo de Conversa, Histórico de alguma coisa na tela gráfica é complicado de fazer a priori, pois o ScadaBR não tem uma função pronta para isso.

Contudo não é impossível!

Você precisa criar um arquivo .jsp para resolver a questão.

Acesse o tópico abaixo e depois conte aqui o que resolveu. Pois como você mesmo disse, muita gente que não conhece, tem desejo de fazer isso.